TV Engenharia

Fund. Offshore com estacas de gde diâmetro ancoradas em rocha-EEAB Jaguari

29/06/2018

Duração: 01:14:18

Resumo:
A Estação Elevatória de Água Bruta Jaguari é parte integrante da obra de interligação entre a represa do Jaguari, que integra a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul, à represa Atibainha, que faz parte do sistema Cantareira, trazendo segurança hídrica para a população da Região Metropolitana de São Paulo. Na palestra serão apresentados aspectos do projeto e da construção da fundação da EEAB Jaguari, que se deu através da utilização de estacas de grande diâmetro ancoradas em maciço rochoso. Foram 6 estacas com diâmetro de 4,2m e pinos de fundação com diâmetro de 1,8m, perfurados com perfuratriz do tipo Wirth, com comprimento de 6,0 a 13,5m em rocha.

Sobre os palestrantes:
Prof. Dr. Roberto Kochen
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Engenharia de Estruturas (1982) e doutorado em Engenharia de Solos pela mesma escola (1989). É pós-doutorado em Escavações em Rocha pela Universidade de Toronto, Canadá (1992). Atualmente é Diretor Técnico da Geocompany Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Contenções, Túneis, Fundações, Escavações e Meio Ambiente, com aplicações em Saneamento, Rodovias, Usinas Hidroelétricas, Sistemas Metroviários e Obras Civis.

Engº William Roberto Antunes
Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia Mauá (1983). Diretor técnico da Fundesp - Fundações Especiais, atua no campo de engenharia de fundações e geotecnia.

MSc.Engª Danielle Fernanda Morais de Melo
Graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2010) com mestrado em Geotecnia pela mesma instituição. É engenheira civil na GeoCompany há 6 anos atuando em projetos de fundações, escavações e contenções.