Hidrovias

Projeto A Hidrovia como vetor de Desenvolvimento e de Integração Multimodal do Brasil e da América do Sul do Instituto de Engenharia e coordenador por José Wagner.

Apresentação

O Papel da Engenharia

 

As hidrovias respondem, hoje, por cerca de 13% do transporte de cargas no Brasil, enquanto em algumas regiões da Europa alcança em torno de 40%. Aumentar essa participação trará ao País ganhos econômicos, ambientais e de desenvolvimento regional, já comprovados por outros países. E vai ser preciso muita Engenharia, com atuação nas áreas de logística, modernização da frota, construção de eclusas e muito mais, para concretizar essa mudança.

Cumprindo seu compromisso de “promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade”, o Instituto de Engenharia se empenhou em discutir e desenvolver sua proposta técnica de valorização das hidrovias, que apresenta neste documento.

Agora, trabalha para ver essa proposta concretizada em ações que, ao investir na ampliação de um transporte hidroviário moderno, com integrações ferroviárias e rodoviárias, viabilizem o escoamento eficiente da produção, com redução nos custos do transporte e no impacto socioambiental, para que o Brasil possa atender ao aumento de demanda que o futuro lhe reserva.

Patrocine mais este projeto do Instituto!

Saiba mais

Saiba sobre os próximos passos do projeto!



Seminário

Em dezembro de 2017, foi realizado no Instituto de Engenharia, o Seminário Integração do Cone Sul pelas hidrovias – um modelo de gestão, que tratou de temas relacionados ao papel das hidrovias como indutoras do desenvolvimento regional dentro das visões social, econômica e estratégica. Deste evento, foram tiradas propostas de ações para o próximo governo. Houve a presença de representantes de transportes da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A seguir, os palestrantes do evento:

Adalberto Tokarski - Diretor-Geral, ANTAQ

Arthur Yamamoto - Sup. Desenvolvimento e Sustentabilidade, ANTAQ

Ministro João Carlos Parkinson de Castro - Coordenação Geral de Assuntos Econômicos América do Sul

Embaixador Rubens Barbosa - presidente do IRICE

Vice-Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro - Comandante 8º Distrito Naval SP

Mario Povia - Diretor da Antaq

Reunião de Hidrovias

Ferrovias e Hidrovias: dois importantes temas em discussão no Instituto de Engenharia

Apoio

Equipe do projeto

Presidente do Instituto de Engenharia
Eduardo Lafraia

Autores da proposta
José Wagner Ferreira
(Coordenador da Divisão Técnica de Logística)
Rui Gelehrter Lopes
(Engenheiro naval e associado ao Instituto de Engenharia)
Professor João Antonio del Nero/p>

Consultor
Antônio Camargo Junior

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

X
X
X
X
X