Fatos e Mitos do Agro Brasileiro – Engenheirar ou praticar?

 

A palestra Fatos e Mitos do Agro Brasileiro – Engenheirar ou praticar? faz parte da Série Webinar: Falando em Engenheirar, uma realização do Instituto de Engenharia.

Assista abaixo à gravação:

 

 

Palestrantes:

Francisco Graziano Neto (Xico Graziano)

Engenheiro Agrônomo, formado na ESALQ/USP e doutor em Administração pela FGV/SP, onde leciona, no MBA, a disciplina “Meio Ambiente e Agronegócios”. Ocupou vários cargos públicos, destacando-se os de secretário Estadual do Meio Ambiente e secretário Estadual de Agricultura, em São Paulo. Consultor em sustentabilidade, conferencista, foi professor da Unesp, em Jaboticabal. Sócio-diretor da OIABrasil, empresa de certificação socioambiental, tem 10 livros publicados sobre a questão agrária, agricultura e política.

Maria Thereza Macedo Pedroso

Engenheira Agrônoma, mestre em Desenvolvimento Sustentável e doutora em Ciências Sociais. Atualmente é pesquisadora da Embrapa Hortaliças. Foi assessora técnica parlamentar na Câmara dos Deputados.

Décio Luiz Gazzoni

Engenheiro Agrônomo formado pela UFRGS, atualmente pesquisador da Embrapa, da qual foi chefe de Unidades e diretor Técnico (Brasília). Foi assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e consultor internacional do BID, BIRD e FAO. Publicou 271 artigos em periódicos especializados, 128 em anais de eventos, 1.602 em revistas e jornais, 15 capítulos de livros e sete livros. Organizou três Congressos Internacionais e orientou 134 estudantes tendo participado de 203 eventos científicos nacionais e internacionais. Recebeu o Prêmio Frederico Menezes Veiga, a honraria mais graduada concedida a cientistas agrícolas no Brasil.

Moderador:

Bruno Faustino

Bacharel em Jornalismo. Atuou na rádio CBN, Gazeta online e TV Gazeta, além da TV Educativa do Espírito Santo e TV Cultura. Atualmente possui negócio próprio: a premiada revista Negócio Rural. Por onde passa, leva o nome do Estado do Espírito Santo para o Brasil, Estado que o acolheu desde a infância e vive até hoje. Sempre se considerou um mineroxaba com orgulho.