Lições aprendidas com a pandemia do Covid-19 sob a ótica da confiabilidade

 

A palestra Lições aprendidas com a pandemia do Covid-19 sob a ótica da confiabilidade faz parte da Série Webinar: Brasil pós-crise, uma realização do Instituto de Engenharia.

Assista à gravação do evento:

 

 

Palestrante:

João Ricardo Lafraia

Graduado em Engenharia Mecânica, MSc em Engenharia e MBA e doutorando em Administração de Empresas. É presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gestão de Ativos e Manutenção (ABRAMAN), coordenador da ABNT/CEE-251 Comissão de Estudo Especial Gestão de Ativos (Comissão Espelho do ISO/TC251) e diretor do WPiAM (World Partners in Asset Management).

Atualmente é gerente geral da Petrobras na Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Santos, em Santos, São Paulo. Trabalha há 35 anos na Petrobras, ocupando as funções de engenheiro de Inspeção, coordenador de Confiabilidade, gerente de Engenharia, gerente de Produção na Refinaria Repar e gerente geral de cinco Refinarias no Brasil. Foi gerente geral de Eficiência Operacional das Refinarias da Petrobras na sede no Rio Janeiro. É coordenador da Comissão Especial de Estudo (CEE-251) da ABNT que produziu a série de normas de Gestão de Ativos NBR ISO 55.000.

Foi presidente da ABRAMAN e fez parte do Comitê Executivo do Fórum Global de Manutenção e Gestão de Ativos (GFMAM). É autor do livros  “Manual de Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenção”, “Liderança para Segurança, Saúde e Ambiente” e co-autor do livros “Gestão de Estratégia e Confiabilidade”, “Criando o Habito da Excelência”, “Liderança baseada em Valores”, “Gestão de Ativos” e “Vivendo a Gestão de Ativos”. Em Novembro de 2013 lançou o livro “Living Asset Management”, publicado na língua inglesa. Em coautoria com John Hardwick, escreveu um capítulo do livro “The New Asset Managment Handbook – A guide to ISO 55.000”, lançado em 2014 e co-autor do livro “Living Asset Management Maturity”, em 2020.  É autor de diversos artigos e palestras sobre Excelência na Gestão de Ativos, Confiabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. É certificado CMPR (Certified Maintenance and Reliability Professional) pela SMRP-USA, CFAM (Certified Fellow in Asset Management) pela AMCouncil-Austrália e CAMA (Certified Asset Management Assessor) pelo WPiAM.