Programa de Manutenção de Pontes e Viadutos – Ações e Desafios

Viaduto e Av. 23 de Maio. Foto: Foto Cecilia Bastos/Jornal da USP

Assista abaixo à gravação do evento:

+ Informações:

  • Histórico do programa de recuperação de pontes e viadutos;
  • Futuras obras;
  • Vistorias e licitações.

Público-alvo:

Engenheiros civis formados e estudantes de engenharia civil.

Palestrantes:

Eng. Marcos Monteiro – Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo

Eng. Marcos Monteiro, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie (1988), obtendo prêmios concedidos pelo Instituto de Engenharia e Fundação Maria Luíza e Oscar Americano. Pós-graduação em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1992). MBA pela Escola de Administração Mauá (1999). Professor de Estruturas de Concreto Armado e da Pós- Graduação em Gerenciamento de Canteiros da Escola de Engenharia Mauá e do Curso de Pós-Graduação em Estruturas de Concreto Armado do Mackenzie. Presidente da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural no Biênio 2008-2010 e atual Conselheiro. Colaborador na elaboração de diversas normas da área de estruturas. Colunista do portal Buildin.

Rafael Timerman – Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico

Engenheiro Civil, graduado em 2008 pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sócio-Diretor da ENGETI CONSULTORIA E ENGENHARIA S/S Ltda., empresa de consultoria e projetos estruturais. Coordenador de diversos projetos de reabilitação, reforço e alargamento de estruturas de OAEs, com intervenções em mais de 500.000,00m² de tabuleiro, dentre estes o projeto e supervisão das obras de recuperação e troca de cabos da Ponte Pênsil de São Vicente.

Diretor de eventos do IBRACON – gestão 2019-2021. Coordenador da Divisão Técnica de Estrutura do Instituto de Engenharia desde Maio/2019. Membro de Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia desde Abril/2020. Diretor-adjunto de relacionamento da ABECE – gestão 2018-2020. Diretor-adjunto de Tecnologia e Qualidade da ABECE – gestão 2020-2022. Membro do IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering), IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas – Grupo Brasileiro do IABSE), ABCIC (Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto), ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), ACI (American Concrete Institute) e ALCONPAT Brasil (Associação Brasileira de Patologia das Construções). Membro do comitê 364 para Reabilitação de Estruturas de Concreto do ACI. Professor de cursos de pós-graduação para reabilitação, reforço e inspeção de estruturas de pontes e viadutos.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Eng. Rafael Timerman – Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico

Secretaria Municipal de Obras

IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto)

ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.