Conheça os Projetos do Instituto de Engenharia

Dentro do compromisso do Instituto de Engenharia de contribuir para estimular o desenvolvimento do País e valorizar a Engenharia Nacional, nos empenhamos por meio de nossa diretoria e associados voluntários, em discutir e produzir propostas técnicas para vários assuntos que influenciam diretamente a população de o desempenho econômico do Brasil.

Neste espaço você poderá conhecer estes “Projetos de Nação” cujo objetivo é que chegue às mãos das autoridades como um auxílio técnico, isento, pensados e analisados por profissionais renomados desta Casa centenária da Engenharia Nacional.

 

Conheça nossos projetos:

 

Amazônia e Bioeconomia

O caderno especial “Amazônia e Bioeconomia” representa uma contribuição do Insituto de Engenharia à discussão sobre as oportunidades e desafios do Brasil na Bioeconomia, área em que já existem exemplos de sucesso, resultantes da cooperação entre institutições públicas, governos e iniciativa privada.

 

 

 

A Hidrovia como vetor do Desenvolvimento e de Integração Multimodal do Brasil e da América do Sul

Cumprindo seu compromisso de “promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade”, o Instituto de Engenharia se empenhou em discutir e desenvolver sua proposta técnica de valorização das hidrovias, que apresenta neste documento.

 

 

Brasil: Alimentos para o Mundo

Estudos prospectivos sobre o futuro da agropecuária no mundo e no País apontam para a inovação tecnológica como condição essencial para a sustentabilidade da produção, diante das mudanças climáticas, demais impactos ambientais e esgotamento de terras mais férteis. Fechar essa conta com saldo positivo vai requerer muita Engenharia para buscar soluções que garantam a segurança hídrica e o controle dos impactos ao meio ambiente, para não comprometer as gerações futuras.

 

Cartilha 5G

O Instituto de Engenharia, em cumprimeto à sua missão de promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade, apresenta a cartilha 5G em que expõe, de modo compreensível a todos, o que é a tecnologia 5G, quais seus benefícios, aplicações e quias os desafios para sua implantação.

 

 

 

Desenvolvimento Sustentável: O Grande Compromisso da Engenharia

O desafio da Engenharia será a arte de desenvolver e implantar tecnologias, processos e projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida no planeta, ao mesmo tempo que atendam às demandas da sociedade por bens, produtos diversos, energia, transporte, conforto, etc., sem exaurir a sua capacidade de reposição dos recursos naturais, com vistas à perpetuação da vida na Terra, em particular da nossa espécie.

 

 

Diálogos Hidroviáveis 

O 2º Simpósio de Navegação Interior e o Diálogos Hidroviáveis são fóruns permanentes de debates relacionados a navegação interior, tendo como objetivo a discussão de temas para buscar soluções a fim de viabilizar o desenvolvimento deste relevante modo de transporte na logística nacional de cargas e passageiros.

 

 

 

Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil

O Instituto de Engenharia, por meio de sua Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia, se empenhou em discutir e desenvolver uma proposta de Diretrizes para Universialização do Sanemaento no Brasil, apresentada neste documento.

 

 

 


Governança Metropolitana dos Transportes

Durante vários meses, entre 2017 e 2018, a Governança Metropolitana dos Transportes foi tema principal de uma profunda discussão, principalmente virtual, de um grupo de pelo menos 45 técnicos especializados, reunidos pelo Departamento de Engenharia de Mobildidade e Logística do Instituto de Engenharia. O resultado é uma proposta técnica consistente, amplamente debatida, que o Insituto de Engenharia apresenta no caderno.

 

 

Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio

Esse trabalho e essa preocupação do IE se traduzem no pontapé inicial desse projeto Brasil: a propostade Ocupação Sustentável do Território Nacinal pela Ferrovia Associada ao Agronegócio. Ela possibilitará a expansão da produção e a redução do custo logístico e das perdas no transporte, remunerando melhor os produtores, seus empregados e toda a cadeia produtiva associada e a sociedade.

 

 

Projeto Brasil: Um novo rumo para o País

O IE vem propor um avanço adicional no rumo desenhado para tornar o Brasil um importante supridor mundial de alimentos saudáveis prontos ou semiprontos para o consumo, agregando maior valor aos produtos básicos do agronegócio. Essa condição de alimentos saudáveis, assim como a compatibilidade da produção com a sustentabilidade exige uma ampla e fundamental participação da Engenharia. É o papel da Engenharia e a maneira dos voluntários do IE em colaborar para a causa do desenvolvimento do País.