Empresas (startups) – Desafios em Finanças e Políticas para Engenheirar

 

A palestra Empresas (startups) – Desafios em Finanças e Políticas para Engenheirar faz parte da Série Webinar: Falando em Engenheirar, uma realização do Instituto de Engenharia.

Assista abaixo à gravação:

 

Palestrantes:

André Tortato Rauen

Economista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estágio de pós-doutorado na Columbia University (EUA). Foi pesquisador no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), tecnologista e subsecretário no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), bem como consultor ad hoc da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) para políticas de inovação. Atualmente é coordenador de estudos em estratégias de crescimento das firmas no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Possui mais de uma dezena de artigos indexados na área de políticas de inovação, compras públicas para a inovação e encomendas tecnológicas. Organizou e publicou o primeiro livro sobre políticas de inovação pelo lado da demanda do Brasil.

Bruna Losada

Professora, palestrante, mentora e grande apaixonada por empreendedorismo e finanças. Como parte de seu pós-doutorado em Finanças para startups na Columbia University (Nova Iorque), mergulhou nos ecossistemas de inovação norte-americano, europeu e brasileiro. Ao longo dos anos, mentoreou, assessorou e prestou consultorias a inúmeras startups e empreendedores no Brasil e nos Estados Unidos, além de palestrar em fóruns de fomento à inovação diversos, como: Consulado Geral do Brasil em NY, feiras de inovação, fóruns de inovação aberta, espaços de coworking, programas de aceleração e laboratórios de inovação, redes de investidores – angels e venture capital, entre outros. Além disso, é doutora e mestre em Finanças pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), tendo cursado parte de seu PhD na Columbia University. Também tem outras experiências acadêmicas, por exemplo, diversas publicações de artigos, teses e participação em livro. Por fim, atua como vice-reitora na Saint Paul Escola de Negócios e professora em programas diversos: MBAs Executivos Internacionais sobre temas de finanças para startups, finanças corporativas e finanças comportamentais em diversas instituições de excelência.

Moderador:

Vicente de Paula Oliveira

Graduado em Economia pela FEA-USP, mestre em Ciências Sociais, área de Economia pela FFLCH-USP. Foi professor do Departamento de Economia da FEA-USP, secretário das Finanças do Município de São Paulo e secretário Adjunto da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo. Atuou junto à ONU no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Cidade do México. É membro do Conselho Editorial do IBEGI, diretor de Estudos Econômicos do Instituto de Avaliação e Autenticação de obras de Arte – i3A e conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Economia – CORECON/SP.