Mobilidade urbana: conceito e planejamento no ambiente brasileiro

A palestra do livro Mobilidade urbana: conceito e planejamento no ambiente brasileiro faz parte da Série Biblioteca – Informação viva, conhecimento aplicado, uma realização do Instituto de Engenharia.

Assista abaixo à gravação:

 

 

+ Informações:

Abordagem:

Apresentação do livro pelo autor.

Livro:

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes e demais interessados.

Palestrantes:

Martha Martorelli

Assessora de Diretoria da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM

Bacharel em Engenharia Industrial (FEI), MBA Executivo Empresarial em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal (ESAB), MBA Profissional em Organizações e Meio Ambiente (ESAB). Atuou como Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia atuando no Ministério das Cidades. Gerente de Planejamento da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana. Coordenação de cursos e oficinas de capacitação para cidades para elaboração de Planos de Mobilidade. Elaboração do Programa de Apoio à Elaboração de Planos de Mobilidade. Desenvolvimento de Metodologia Simplificada para a elaboração de Planos de Mobilidade para municípios de até 100 mil habitantes. Atua como Assessora de Diretoria da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Dario Rais Lopes

Professor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e consultor nas áreas de mobilidade & transportes

Doutor em Engenharia de Transportes pela USP, Mestre em Engenharia e Engenheiro pelo ITA. Mais de 40 anos de experiência na área de transportes e mobilidade. Foi Secretário de Transportes de São José dos Campos (SP); Superintendente do Departamento Aeroviário de São Paulo; Secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, Secretário Nacional dos Transportes e da Mobilidade Urbana e Secretário Nacional de Aviação Civil. Participação em Conselhos de Administração (como membro titular ou Presidente) de diversas empresas, públicas ou privadas – DERSA, CBTU, TRENSURB, VALEC, Rio Galeão. Em 2005 foi escolhido como “Engenheiro do Ano” pelo Instituto de Engenharia de SP. Atualmente professor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e consultor nas áreas de mobilidade & transportes.

Aguiar Gonzaga Vieira da Costa

Coordenador de Análise de Empreendimentos

Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, com Pós-graduação em Gestão Pública. Atuou como engenheiro eletricista no Metrô/DF, Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional onde atuou na capacitação de municípios, no planejamento, na regulação e no apoio à implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Atua como Coordenador de Análise de Empreendimentos.

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Ricardo Kenzo – Vice-Presidente de Relações Externas