Segurança dos Alimentos com uso de Radiação Ionizante

 

A palestra Segurança dos Alimentos com uso de Radiação Ionizante faz parte da Série Webinar: Brasil pós-crise, uma realização do Instituto de Engenharia.

Assista à gravação do evento:

 

Palestrante:

Anna Lúcia Casanas Haasis Villavicencio

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Tecnologia Nuclear Básica na área de Radiobiologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN/USP); doutorado em Ciências dos Alimentos, área de Bromatologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e pós-doutorado no laboratório de química e bioquímica aplicada da Escola de Agricultura do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
É professora titular do programa de pós-graduação do IPEN/USP, orienta e ministra disciplinas no programa de Tecnologia Nuclear da Universidade de São Paulo (TNA-IPEN/USP), foi membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Tecnologia Nuclear. Tecnologista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP). Tem desenvolvido trabalhos visando a Aplicação Pacífica do uso da Tecnologia Nuclear em prol da Segurança Alimentar na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise de Alimentos Irradiados, atuando principalmente nos seguintes temas: Irradiação de Alimentos; Detecção de Alimentos Irradiados de origem animal e vegetal; Análises Físico-Química, Bioquímica, Microbiológica e Nutricional de Alimentos Irradiados; Avaliação e Aplicação do tratamento Quarentenário e Fitossanitário em conjunto com o processo de irradiação em produtos agrícolas; Análise de Biocompostos Naturais e o processamento por radiação; Análise Sensorial de alimentos irradiados; Segurança Alimentar e Estudos de Aceitação Pública de Alimentos Processados por Radiação; Legislação Nacional e Internacional sobre aplicação da Radiação em Alimentos e Produtos Agrícolas junto à ABNT; Detecção de Alimentos Transgênicos e Efeitos Biológicos da Radiação.
Tem experiência em coordenar projetos nacionais e internacionais financiados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Viena/Áustria, sobre a interação da radiação em alimentos. Participa em comissões e cursos de curta duração na atualização do tema relacionado à irradiação de alimentos e produtos agrícolas.