Lançamento da cartilha do 5G – 105 anos do IE

Assista abaixo à gravação do evento:

+ Informações:

A palestra constará de uma breve explicação sobre o que é a tecnologia 5G, seus benefícios e desafios para sua instalação no território nacional, além de explicação sobre os objetivos e trabalho envolvido no desenvolvimento da Cartilha 5G.

Público-alvo:

Engenheiros, estudantes de engenharia e demais interessados em tecnologia.

Conheça os participantes:

Adilson José do Amaral

Engenheiro Eletricista – Eletrônico pela ESCOLA DE ENGENHARIA MAUÁ, ano 1973. Participou nos cursos, a nível de Pós-Graduação, de Comunicação de Dados do INATEL (2000 a 2001) e Arquitetura de Redes de Computadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) da EPUSP (2002 a 2003).

Atualmente se dedica a área da Tecnologia da Informação (TI), Projetos de Instalações Elétricas e de Proteção de Descargas Atmosféricas (PDA).

Trabalhou na Telecomunicações do Paraná S/A de 1974 a 1999, sendo que na Área de Operações, atuou em Energia e Climatização, Transmissão, Administrativa, Financeira, Comercial e, com ênfase, Comutação, Rede Externa, incluindo Projeto e Construção, e Comunicação de Dados.

Alessandro La Neve

Engenheiro Eletricista, opção eletrônica, pela Faculdade de Engenharia Industrial, 1973. Mestre em Engenharia Elétrica – Área: Sistemas Digitais, pela Escola Politécnica da USP, 1980. Doutor em Engenharia Elétrica, área de sistemas digitais, pela Escola Politécnica da USP, 1982. Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica, no LSI da Escola Politécnica da USP, desenvolvendo estudos em Arquiteturas de Computadores de Alto Desempenho ,1983-1985.

Pesquisador do LSI- Laboratório de Sistemas Integráveis / EPUSP, de 1976 até 1985

Professor da FEI, de 1974 até 2019.

Pesquisador e coordenador do PA, Projeto Automação, do Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais – IPEI, da FCA, de 1978 até 1983.

Coordenador do curso de pós-graduação na FEI, Mestrado em Engenharia Elétrica, de 1982 até 1992.

Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI desde 01/03/86.

Coordenador do Centro de Computação Integrada – CCI de 1992 a julho de 1995.

Vice-Diretor Acadêmico da FEI de 1995 a 2001.

Secretário Geral Extraordinário do Centro Universitário da FEI, de 2002 2019. Coordenador do Vestibular da FEI 1995 a 2019.

Coordenador do Setor de Estágios da FEI de 1995 a 2019.

Flavia Bartkevicius Cruz

Engenheira Eletricista-Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, Especialização em Engenharia Ferroviária e Metroferroviária. Especialista em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias (parceria UNESP/CREA/UNIVESP). Atua como consultora na parte de infraestrutura de telecom.

Atua no IE desde 2015 como Coordenadora da Divisão Técnica de Telecomunicações.

Responsável pela criação do Grupo de Mulheres do IE (COMET – Comitê para Valorização das Mulheres na Engenharia e Tecnologia),

Em março de 2021 foi eleita vice-presidente de Assuntos Internos do Instituto de Engenharia.

Marcos Agenor Lazarini

Eng. Eletricista com ampla experiência em Telecomunicações e TI tendo atuado por mais de 30 anos nas áreas de Sistemas Celulares, Redes Óticas, Transmissão e Comutação de Voz e Dados. Sendo executivo de produtos e negócios em empresas nacionais e experiência internacional para o mercado Brasileiro e América Latina. É consultor para a transformação digital e desenvolvimento de produtos e mercado para Internet das Coisas.

 

Faça já sua inscrição para esta e as demais palestras:

Passado, Presente e Futuro da Amazônia 
A Importância da Navegação na Matriz de Transporte l
Governança Metropolitana dos Transportes

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.