ProjetoBrasil

Projeto Brasil: Um novo rumo para o País do Instituto de Engenharia e coordenado por Camil Eid.

Apresentação

 

O Papel da Engenharia

O Brasil já ingressou no rumo de maior integração nas cadeias mundiais de valor, através dos produtos mundialmente competitivos do seu agronegócio. Esse deverá ser o rumo de um Projeto Brasil.

Essa competitividade foi alcançada com a conjugação de fatores naturais, empreendedorismo e ampla aplicação de tecnologias nos sistemas de produção, envolvendo muita Engenharia. A agropecuária-florestal brasileira já está no estágio 4.0, mas precisa avançar para o nível 5.0, para se manter produtiva e competitiva, incorporando a nanotecnologia, ampliando a internet das coisas e outros avanços, pois a competitividade alcançada dentro das fazendas poderá ser comprometida pelos problemas da infraestrutura, como ineficiência da logística, insuficiência da cobertura das telecomunicações, riscos de apagão de energia elétrica, precisão agrometeorológica e climatologia, entre outros, requerendo um grande esforço da Engenharia para que essa possa cumprir o seu compromisso com o desenvolvimento e a qualidade de vida da sociedade.

O Instituto de Engenharia vem propor um avanço adicional no rumo desenhado para tornar o Brasil um importante supridor mundial de alimentos saudáveis prontos ou semiprontos para consumo, agregando maior valor aos produtos básicos do agronegócio. Essa condição de alimentos saudáveis, assim como a compatibilidade da produção com a sustentabilidade exige uma ampla e fundamental participação da Engenharia.

O Brasil já tem rumo, mas enfrentará muitos percalços e entraves que a Engenharia deverá contribuir decisivamente para superar. A falta da Engenharia no Brasil impedirá de alcançar os seus objetivos de desenvolvimento e crescimento.

A Engenharia tem o dever de formular, propor e discutir o planejamento de longo alcance para o desenvolvimento do Brasil e melhoria de vida de todos os brasileiros.

É o papel da Engenharia e a maneira, dos voluntários do Instituto de Engenharia, em colaborar para a causa do desenvolvimento do País.

 

 

Relatório do projeto

O que vem por aí!

Inscreva-se para saber mais sobre os próximos passos do projeto:

Equipe do projeto

Presidente do Instituto de Engenharia
Eduardo Lafraia

Coordenador
Camil Eid

Relator
Jorge Hori

Membros
Antonio Maria Claret Reis de Andrade, Carlos Antonio Rossi Rosa, Edson José Machado,
Eduardo Pereira Carvalho, Gerson Edson Ferreira Filho, Jean Carlos Pejo, João Ernesto Figueiredo,
José Olímpio Dias de Faria, Moacyr Servilha Duarte, Plínio Assmann, Ricardo Kenzo Motomatsu,
Vicente Abate, Vicente Paula Oliveira, Victor Brecheret Filho, Wellington de Aquino Sarmento

Convidados*
André Dabus (Marsh), Bernardo Fiqueiredo (Consultor), Edeon Vaz Ferreira (Aprosoja),
Evaristo Miranda (Embrapa), Frederico Bussinger (Consultor), João Batista Crestana (Secovi),
José Graziano (Agrônomo), Liedi Bariani Bernucci (EPUSP), Luís Henrique T. Baldez (Anut),
Luiz Antonio Fayet (CNA), Miguel Bucalem (USP Cidades), Paschoal Mário (DNIT),
Roberto Rodrigues (FGV), Rodrigo Villaça (CNT), Rubens Barbosa (Embaixador),
Sergio Kobayashi (jornalista), Silvio Crestana (Embrapa), José Wagner Ferreira (Instituto de Engenharia)

*Todo o texto constante no presente documento, embora resultante de consulta aos especialistas acima citados, é de inteira e exclusiva responsabilidade do Instituto de Engenharia, não expressando, necessariamente, as suas opiniões acerca do assunto.

Ajude na luta dessa causa!

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

X
X
X
X
X