Etiquetagem PBE Edifica – PROCEL

Assista abaixo à gravação:

 

+ Informações:

Abordagem:

A palestra tem por objetivo aumentar o conhecimento de profissionais envolvidos nas áreas de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, capacitando a melhor compreensão e aplicação das diretrizes do Regulamento (RTQ-C) no âmbito da Lei nº 10.295/2001. Apresentar aplicação pratica nas etapas para o desenvolvimento do método através das aplicações para avaliação da envoltória da edificação, do sistema de iluminação artificial, e do sistema de condicionamento de ar e bonificações, resultando na etiqueta geral, possibilitando o conhecimento do nível de eficiência energética das edificações, sendo um retrato do potencial de economia de energia daquela edificação na etapa de projeto ou na etapa de edificação construída.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, técnicos e pessoas interessadas na área.

Palestrante:

Aurea Vendramin

Coordenadora da Divisão Técnica de Controle e Automação do Instituto de Engenharia, membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e Green Building Council Brasil, formada em Arquitetura e Engenharia Civil desde 1999, possui pós-doutorado em Eficiência Energética e Energia Renovável e doutorado em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Moderador:

Alessio Bento Borelli

Engenheiro Industrial, Modalidade Elétrica formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em 1973. Mestre em Energia pelo Instituto de Energia e Eletrotécnica da Universidade de São Paulo. Fez os créditos para Doutorado na EPUSP, engenheiro consultor, pesquisador com vários projetos junto à ANEEL e foi professor de Curso de Extensão junto ao CEDIS da Escola de Engenharia Mackenzie. Foi presidente da Seção Sul Brasil do IEEE e presidente do Conselho Brasil, e é Life senior member do IEEE. Foi conselheiro do CREA-SP na Câmara de Elétrica. Atualmente é diretor do Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações do Instituto de Engenharia, Diretor do Deinfra da Fiesp e do Conselho Editorial da Revista Engenharia.

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações

Eng.ª e Arq. Aurea Vendramin – Coordenadora da Divisão Técnica Controle e Automação

COMET – Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia