Próximo Evento

março, 2024

Objetivo

Promover e realizar ações em benefício do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida da sociedade.

História

A história do GT é fruto da compreensão do Instituto de Engenharia quanto aos impactos do clima global e da devastação da Amazônia no desenvolvimento e qualidade de vida da sociedade, aliado ao reconhecimento da potencialidade da bioeconomia como estratégia para reverter esta situação. A urgência dessa temática levou à indicação do cientista brasileiro Carlos Nobre como Eminente Engenheiro do ano de 2020 e a aproximação do IE com a temática. Neste mesmo ano, sob coordenação do Carlos Nobre, o GT deu início à sua atuação com a publicação “Amazônia e Bioeconomia – Sustentada em ciência, tecnologia e inovação”, contribuindo à discussão sobre as oportunidades e desafios do Brasil na Bioeconomia. A partir das principais pautas para debate e ação resultantes da publicação supracitada, foram estruturadas três iniciativas que hoje sustentam a atuação do GT. Para conhecer mais, acesse “iniciativas” e participe do nosso próximo encontro aberto.

Visão a longo prazo

A longo prazo, o objetivo do GT é oferecer o IE como curador e promotor da construção de um espaço onde todos protagonistas podem construir soluções conjuntas, propor políticas, integrar academia, governos, iniciativa privada, fundos de investimentos internacionais e verdes e ainda oferecer network para pessoas físicas interessadas no tema e para empresas que têm interesse em negócios e no desenvolvimento do conhecimento em relação à bioeconomia. A exposição para empresas apoiadoras é ter visibilidade e até participar deste espaço como protagonistas, ter benefícios de novas oportunidades de negócios, exposição de cases, a associação de sua marca com uma instituição técnica, apolítica, isenta, uma das mais prestigiadas no mundo, com 105 anos de história.

Dinâmica de Atuação

Encontros abertos periódicos, workshops, visitas e viagens técnicas, webinars, pesquisas e levantamentos.

Eventos

Iniciativas

Projeto #1: Expedição Amazônia

Projeto realizado em parceria com a Academia Amazônia Ensina, a Expedição Amazônia 21 visa a partir da vivência experimental na região amazônica, despertar o interesse de estudantes, engenheiras e engenheiros e demais profissionais em atuar em defesa do desenvolvimento sustentável da região. A primeira expedição irá ocorrer entre os dias 10 e 17 de julho de 2022.

Projeto #2: Consolidação de uma base de conhecimento para estratégia nacional de bioeconomia

Organizar um corpo de conhecimento que possa suportar o processo de construção de uma Estratégia Nacional para Bioeconomia e indicar caminhos e condições para que o Brasil amplie seu protagonismo na nova bioeconomia. Reconhecemos que a bioeconomia futura é uma oportunidade de desenvolvimento que as nações mais ágeis aproveitarão melhor. Assim, busca-se com este estudo estabelecer com prioridade os caminhos para a economia de base biológica, para que na sequência se desdobrem políticas públicas em todo o país. O projeto conta com levantamento e análise de dados, pesquisa bibliográfica e diálogos com atores estratégicos de diferentes temáticas que interseccionam a bioeconomia.

Projeto #3: Sustentabilidade no ensino de engenharia

Até pouco tempo, a sustentabilidade não era vista como uma função empresarial essencial. Como consequência, o ensino de engenharia deixou à margem as discussões sobre essa temática no âmbito profissional. Essa iniciativa visa disseminar a sustentabilidade de forma transversal no ensino de engenharia, onde os diferentes conteúdos são ensinados com o viés social, econômico e ambiental.

Notícias

Dia Mundial da Engenharia para o desenvolvimento sustentável

O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, 4 de março, é um dia...

Segundo volume da série: Cadernos da Concertação – “Bioeconomia: a evolução do debate e repercussões amazônicas”

Já está disponível para download o segundo volume da série Cadernos da Concertação, “Bioeconomia: a...

Webinar | Diálogos Amazônicos | Mudanças Climáticas e Amazônia

 11/12/2023 - 19h às 20h Este é um evento on-line Sobre o evento A Fundação Getulio Vargas, através da...

A melhor solução econômica para captura de CO2 da atmosfera para combater as mudanças climáticas

A concentração de CO2 na atmosfera apresenta uma tendência preocupante nas últimas décadas, ultrapassando 410 ppm em...

Webinar | Bioeconomia: mensuração de emissões na agropecuária e transição do verde no Brasil

O GT de Bioeconomia Nacional do Instituto de Engenharia tem o prazer de convidar todos...

Acesse o Material



Pessoas

X
X
X
X
X