IE Debate

Projeto Instituto de Engenharia debate a Eficiência do Estado Brasileiro do Instituto de Engenharia.

Apresentação

O Instituto de Engenharia Debate a eficiência do estado brasileiro tem por objetivo estimular o debate sobre temas, como: tamanho da máquina pública, o resultado apresentado, a burocracia, as distorções dos salários e a ineficiência da justiça, entre outros.

Os encontros serão gravados e publicados uma vez por mês nas redes sociais desta entidade e tem o formato de uma mesa técnica com um convidado, um representante do Instituto de Engenharia e de uma entidade apoiadora.

CONVIDADOS

Cenários Bolsonaro - Governo e Engenharia

Jorge Hori

Formado em Administração Pública pela EBAP-FGV, tem larga experiência como consultor de empresas privadas e entidades estatais, dedicando-se ao planejamento estratégico. Associado do PNBE desde o seu início, ocupando a posição de Coordenador, em diversos mandatos, vem se dedicando a trabalhos cívicos voltados à formulação de um projeto nacional, como o Brasil 2022 - do país que temos para o país que queremos. Mantém um blog, atualizado diariamente sob o título Inteligência Estratégica.

Desafios para educação brasileira

Ilona Becskeházy

Mestre em Educação Brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Dezesseis anos de experiência na direção de entidades sem fins lucrativos com projetos no setor de educação para diferentes públicos-alvo. Comentarista do Boletim semanal Missão Aluno da Rádio CBN Colunista da Revista Gestão Educacional.

Debatedores

José Roberto Cardoso, Professor da Poli-USP, e George Paulus, diretor de comunicação do IE

Dívida Pública

Sérgio Luiz M. Pinto

Engenheiro Civil, Poli/USP, mestre Administração, FEA/USP, doutor em Administração Pública, na área de Finanças Públicas, FGV, e especializações em Métodos Quantitativos para Análise de Políticas Públicas e em Políticas Públicas Comparadas, ambas na Universidade do Texas (USA). Trabalha na PMSP desde 1984, e como professor nas áreas de Economia e Administração Pública. Atualmente, é coordenador de Estudos Econômicos da Secretaria de Planejamento da PMSP e professor de Finanças Públicas e Contabilidade Pública na EAESP, FGV.

Debatedores

André Stegall Gertsenchtein, diretor da CMA-IE, e Eduardo Lafraia, presidente IE

Lei das Estatais - 13303/16

Janaina Schoenmaker

Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), especialização em Direito Administrativo Empresarial pela FGV e mestrado em Direito do Estado pela USP. Atualmente, é chefe de Depto de Consultoria Jurídica do Metrô-SP.

Debatedores

Carlos Roberto Soares Mingione, presidente do SinaencoSP, e Arlindo Moura, conselheiro IE

Reforma da Previdência

Paulo Tafner

Economista, doutor em ciência política, pesquisador FIPE-USP, e professor da Univ. Candido Mendes. Assessor especial de estudos econômicos da Secretaria de Fazenda RJ. Foi coordenador do Grupo de Estudos da Previdência – IPEA/RJ, diretor do IBGE, superintendente de estudos, pesquisa e capacitação da ANAC e subsecretário geral de Fazenda do estado RJ.

Debatedores

Rubens Carmo Elias Filho, presidente AABIC, e Eduardo Lafraia, presidente IE

Ciência, Tecnologia e Inovação

Marcos Cintra

Doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular da Fundação Getulio Vargas. É autor do projeto do Imposto Único. É presidente da Finep - Financiadora de Estudos e Projetos.

Debatedores

João Alberto Manaus Corrêa, diretor da Herjacktech, e Eduardo Lafraia, presidente IE

Investimentos em Infraestrutura

Newton Cavalieri

Engenheiro Civil, FAAP. Executou diversas obras, como metrô, rodovias, barragens, usinas hidrelétricas e obras industriais. Sócio-fundador da Enejota Cavalieri Engenharia. Diretor do Sinicesp e diretor Titular Adjunto do Deconcic/Fiesp.

Debatedores

Luís Artur Nogueira, jornalista econômico, e Francisco Christovam, conselheiro IE

Transparência dos Gastos Públicos

Gil Castello Branco

Fundador e secretário-geral da Associação Contas Abertas. Foi secretário-executivo do Ministério de Esporte, assessor parlamentar na Câmara dos deputados, presidente da EGEIPOT e consultor da ONU. É economista do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Gerencial, associado à FIRJAN.

Debatedores

Antonio Carlos Pela, presidente da Associação Comercial SP, André Stegall Gertsenchtein, diretor da CMA-IE, e Eduardo Lafraia, presidente IE

Apoio

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

X
X
X
X
X