2º Encontro Internacional – Liderança Chilena na Implantação de Transporte Limpo

Assista abaixo à gravação:

 

+ Informações:

ABORDAGEM:

O pleno crescimento dos transportes limpos é uma realidade em todas as cidades do mundo. Diversas tecnologias estão sendo experimentadas, destacando-se as inovações com veículos elétricos, tais como: ônibus, carros, scooters, patinetes e bicicletas. Em nossa percepção, a cidade de Santiago do Chile começa a assumir a liderança mundial na mobilidade elétrica, que até o atual momento estava em domínio Chinês.

O Instituto de Engenharia, preocupado com o desenvolvimento brasileiro, convida Juan Carlos Gonzalez, chefe da Assessoria da Ministra de Transporte e Telecomunicações do Chile, Sra. Gloria Hutt, e principal responsável pelo sucesso com a implantação da nova tecnologia para expor e comentar, com entidades e especialistas brasileiros em transporte, o modelo de negócio e as circunstâncias que possibilitaram a chegada de cem novos ônibus na capital chilena em dezembro de 2019, e os demais que irão completar a frota de 2000, promovendo ao Chile a segunda maior frota de ônibus elétricos do mundo – depois da China.

E, ainda, uma pergunta: como é possível a realização de uma nova licitação que incentiva a implantação de aproximadamente mais 500 ônibus públicos elétricos em Santiago?

O evento será realizado em formato webinar. O palestrante terá 30 minutos para apresentar o sucesso chileno, os analistas terão 35 minutos para colocarem suas questões e o expositor terá 25 minutos para dar os esclarecimentos aos analistas e às perguntas do público.

PÚBLICO-ALVO:

Engenheiros, técnicos, especialistas em mobilidade sustentável, bem como legisladores, em especial estudantes, e demais interessados.

PROGRAMAÇÃO:

Abertura:

Eduardo Lafraia – Presidente do Instituto de Engenharia

Palestrante:

Juan Carlos Gonzalez – Chefe de Gabinete do Ministério dos Transportes e Telecomunicações do Chile

Debatedores:

Adalberto Maluf – Presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)

Iêda de Oliveira – Diretora da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE)

André Dantas – Diretor Técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)

Luiz Fernando Portella – Membro do Conselho Consultivo e assessor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia

Eleonora Pazos – Diretora da União Internacional de Transportes Públicos (UITP)

Ayrton Camargo e Silva – Diretor da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP)

Ailton Brasiliense – Presidente da Associação Brasileira de Transportes Públicos (ANTP)

Flamínio Fichmann – Coordenador da Divisão Técnica de Transporte Metropolitano do Instituto de Engenharia

Moderador:

Ivan Metran Whately – Diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia

Encerramento:

Miriana Pereira Marques – Vice-presidente de Assuntos Internos do Instituto de Engenharia

CONVIDADOS:

Palestrante:

Juan Carlos Gonzalez

Graduado na Universidad de Chile e especialista em Regulamento de Transportes. Foi chefe Legislativo do Ministério dos Transportes do Chile entre 2010 e 2014; diretor Jurídico da Associação dos Operadores de Transporte Público de Santiago; e gerente da Fundação Transurbano, ONG dedicada à promoção do transporte público sustentável. Atualmente é chefe da Assessoria da Ministra de Transporte e Telecomunicações do Chile, a Sra. Gloria Hutt. Além de seu cargo no Ministério, é também assessor Jurídico do Instituto de Asuntos Públicos da Universidad de Chile e membro dos Comitês de Peritos do SIMUS e da UITP América Latina.

Debatedores:

Adalberto Maluf

Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Economia Política Internacional pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP). Trabalhou com temas e projetos relacionados à mitigação das mudanças climáticas e políticas públicas, com foco em energia, sustentabilidade e mobilidade urbana. É presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Foi assessor na Secretaria de Meio Ambiente da cidade de São Paulo entre 2006 e 2007 e diretor da Clinton Climate Initiative em parceria com a da Rede de Cidades C40 (Large Cities Climate Leadership Group) em São Paulo de 2007 a 2014.

Iêda de Oliveira 

Diretora da Eletra, empresa de ônibus elétricos e híbridos com sede em São Bernardo do Campo (SP). Diretora de Veículos Pesados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Formada em Administração pela Fundação Senador Fláquer, com pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Instituto Trevisan. Atua há 18 anos no segmento de mobilidade sustentável. Foco em desenvolvimento tecnológico de ônibus elétricos e híbridos e retrofit de caminhões e ônibus. 

André Soares Dantas

Engenheiro Civil pela UFMG, mestre em Transportes pela UnB e doutor em Engenharia de Transportes pelo Instituto Tecnológico de Nagóia, Japão. Foi professor visitante na Universidade Tecnológica de Queensland, Austrália; e professor de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Canterbury, Nova Zelândia. Possui mais de 27 anos de experiência trabalhando em transportes em vários países do mundo. Atuou como conselheiro técnico em vários projetos como o “Urban Transportation Network Reliability Assessment Techniques”, que preparou Pequim para os Jogos Olímpicos de 2008. Trabalhou na Austrália com a empresa de consultoria de engenharia MWH Global em vários projetos, tais como “Upgrade of the Port of Brisbane Motorway”, que analisou a viabilidade econômica do investimento de cerca de 300 milhões de dólares. Publicou mais de 100 artigos científicos em revistas e conferências especializadas. Recebeu o Prêmio Yasoshima pelo melhor artigo científico da 4ª Conferência Internacional da Associação de Pesquisa do Sudeste Asiático, realizada em Hanoi, Vietnã. Foi agraciado com o prêmio de Pesquisador Revelação da Universidade de Canterbury, Nova Zelândia. Em 2010, retornou ao Brasil onde trabalhou inicialmente como consultor independente. Atualmente, lidera a equipe técnica da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) na assistência de 600 empresas associadas, que são responsáveis por um bilhão de viagens urbanas no transporte público por ano. Como diretor técnico da NTU, é responsável pela produção e apresentação de material técnico que influencia a tomada de decisões em todos os níveis governamentais e empresariais.

Luiz Fernando Portella

Engenheiro Mecânico pela FEI, pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV, em Análise de Sistemas Digitais pela LTD-Datamec, em Marketing Industrial pela Escola de Engenharia Mauá e em Industrial Marketing Strategy pela GE-Camp/Stanford, dentre outros cursos extra curriculares. É CEO da NBO Participações & Serviços Ltda. Membro do Conselho Consultivo e assessor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia. Foi executivo das empresas Exxon, Alfa-Laval e GE, onde participou de projetos em infraestrutura, industriais e de transportes marítimo e ferroviário atendendo o mercado Latino Americano. Atualmente, sua atividade esta focada na transferência de conhecimento das melhores praticas da bilhetagem eletrônica interoperável, ITS, Plataformas MaaS, em projetos no Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, México e Portugal dentre outros. Desenvolve e coordena programas de Mentoria e Capacitação assistindo entidades afins.

Eleonora Pazos

Atualmente é diretora da Divisão Latino-Americana da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), sendo responsável pela expansão da UITP na América Latina, a fim de integrar políticas e estratégias locais no mercado mundial. Arquiteta e urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a posterior obteve o título de pós-graduação pela Universidade Politécnica de Madrid em “Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais”.

Ayrton Camargo e Silva

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, com especialização e mestrado em Planejamento Urbano na mesma instituição. Iniciou suas atividades profissionais no Metrô de São Paulo em 1985, tendo atuado na área de Planejamento do Sistema Integrado metropolitano de ônibus, no Núcleo de Registro e Transferência de Tecnologia, na Assessoria da Diretoria de Planejamento e Expansão de transportes e na Assessoria da Diretoria de Engenharia, cargo onde se encontra atualmente. Integrou a Diretoria Executiva da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), onde exerceu o cargo de secretário executivo. Ocupou a Diretoria de Planejamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, onde entre outras ações, desenvolveu o projeto da nova rodoviária do município. Integrou a Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, onde coordenou o Programa de Melhoria do Transporte e Qualidade do ar para São Paulo com apoio do Banco Mundial, tendo sito também consultor dessa instituição. Em 2008 assumiu a Gerência de Projeto Funcional da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos tendo sido também coordenador do projeto do Expresso Turístico da empresa. Atuou na Estrada de Ferro Campos do Jordão como seu diretor presidente entre 2012 e 2018. Foi diretor Adjunto de Planejamento de Transportes e é diretor Tesoureiro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrôs (AEAMESP). Professor convidado da PUC-Campinas e assessor da presidência da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Ailton Brasiliense Pires

Graduado em Engenharia Elétrica, é presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Já foi presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), diretor Geral do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), diretor Geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), assessor do secretário Estadual de Transportes e do secretário de Transportes Metropolitanos e assessor da Diretoria de Planejamento do Metrô e da CPTM.

Flamínio Fichmann

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização na FGV. Trabalhou na administração pública por 14 anos (CET e EMTU/SP). É consultor há 28 anos, sócio e diretor da Projeto 34 – Arquitetura e Engenharia desde 2004, empresa que executou inúmeros planos e projetos no Brasil e exterior, de rodovias, BRTs, metrôs, trens e atividades relacionadas à mobilidade urbana junto a órgãos públicos e empresas particulares. É coordenador da Divisão Técnica de Transporte Metropolitano do Instituto de Engenharia. Foi consultor da Socicam e do INST – Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, diretor da ONG Bairro Vivo, presidente do Comitê de Trânsito da Agência Brasil de Segurança – ABS e professor do curso de pós-graduação “Gerente da Cidade” da FAAP.

Moderador:

Ivan Metran Whately

Graduado em Engenharia Civil e Arquitetura, especializado em Planejamento de Transporte. Trabalhou em empresas privadas e públicas do setor, acumulando experiência em projetos e gerenciamento de obras. Já exerceu as funções de assessor do presidente e assessor da Diretoria de Planejamento do Metrô-SP; assessor especial do secretário Municipal de Transporte; gerente de Projetos e Obras da EMTU; diretor de Projetos e Desenvolvimento Técnico da CPOS e diretor presidente da CPOS. Ocupou outros cargos, como superintendente do DAEE, presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do Departamento de Transportes Públicos da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA; diretor da Divisão de Projetos de Engenharia do Fundo de Construções da USP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor técnico da Secretaria de Estado dos Transportes; diretor do Departamento de Projetos de Engenharia de Transportes da SEEBLA e coordenador de Projetos da CET. Conselheiro e diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia.

REALIZAÇÃO:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng.ª Miriana Pereira Marques – Vice-presidente de Assuntos Internos

Eng. Ivan Metran Whately – Diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística

Eng. Fernando Portella – Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia

Arq. Flamínio Fichmann – Coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos

APOIO INSTITUCIONAL: