Avaliação de Imóveis – Histórico e momento atual

Assista abaixo à gravação do evento: 

+ Informações:

A palestra é destinada a engenheiros e técnicos que atuam em perícias, assim como as pessoas que querem ampliar seus conhecimentos sobre avaliação de imóveis.

Público-alvo:

Profissionais do setor de engenharia civil, saneamento e recursos hídricos, estudantes de engenharia e interessados no geral sobre o tema.

Abertura/Moderador:

Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, 1977.

Engenheiro pela Empresa Consultora Hidroservice – Engenharia de Projetos Ltda., atuando na Unidade de Gestão de Contratos e Custos, Elaboração de Propostas Técnicas e Econômico-Financeiras e Comerciais.

Engenheiro pela S.A. Indústrias Votorantim, Assessor da Diretoria pela Empresa Consultora Matricial Projetos e Consultoria Ltda. Sócio.

Proprietário da R.H. Imamura Peritos Consultores. Sócio Proprietário da Advisors Committee.

Perito Judicial de diversas Varas Cíveis e da Fazenda Pública no Estado de São Paulo, desde 1978. Dentre sua experiência como Perito Judicial, encontram-se a Elaboração de mais de 4.400 Laudos de Engenharia Legal de naturezas diversas ressaltando-se: Desapropriações; Servidões, Avaliações, Engenharia Econômica (Contratos e Obras de Engenharia Civil); Gestão de Custos de Projetos e Empreendimentos, Inspeção Predial, Ambientais, etc.

Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias, Vice-Coordenador da Divisão Técnica de Compliance, Conselheiro e Perito Especialista da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia – São Paulo. Membro de diversas Associações.

Medalha de Ouro pelo Melhor Trabalho Técnico de 2020, “Engenharia de Perícias e Avaliações” e Medalha de Ouro pela “Melhor Avaliação qualitativa da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias” de 2020, pelo Instituto de Engenharia.

Co-moderadora: 

Débora Marinello – Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos

Engenheira Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Técnica em Edificações – Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Pós-graduada pelo IDD/SP, sendo especialista em “Patologia nas Obras Civis”.

Pós-graduada em Gerenciamento de Operações na Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Aperfeiçoamento em Avaliações de Imóveis Urbanos e Rurais e Avaliação de Aluguéis pelo Ibape-SP.

Atua na área da Engenharia Diagnóstica realizando vistorias, inspeções prediais, auditorias, perícias e consultorias técnicas de edificações para Condomínios residenciais e comerciais, construtoras e incorporadoras e também na área de Avaliações de Imóveis residenciais e comerciais.

Assistente técnica junto a escritórios de advocacia e empresas de Engenharia.

No Instituto de Engenharia, atualmente está como Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos e membro das Divisões Técnicas de Avaliações e Perícias e de Engenharia Diagnóstica

Sócia na empresa J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações Ltda.

Palestrantes:

Evandro Henrique – Secretário da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Engenheiro Civil pleno da categoria Consultor, graduado pela Universidade Anhembi Morumbi, Técnico em Mecânica pela ETE “Júlio de Mesquita”, Tecnólogo em Mecânica de Precisão com Ênfase em Mecatrônica, pós-graduado em Mecânica Automobilística na Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI, portador do CREA/SP 5069365365 – Membro titular do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo – IBAPE/SP, Secretário da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias do IE, Membro da Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais, Sócio Proprietário da Henrique Engenharia. Perito Judicial desde 2.005, integrante do cadastro de peritos do TJSP. Atua em diversas Varas Cíveis e da Fazenda Pública da Capital, Vara Federal de Piracicaba, em diversos tipos de Ações e, dentre sua experiência como Perito Judicial encontram-se a Elaboração de mais de 3.000 Laudos Técnicos de Engenharia Legal de naturezas diversas tais como: Laudos Técnicos de Patologias em Imóveis e Estudo estrutural do bem; Engenharia Econômica relativo a Contratos de Obras Públicas e Privadas; Elaboração de Laudos Técnicos de Avaliação de imóveis urbanos, rurais, industriais e outros; Elaboração de Laudo de Avaliação Técnica de 2 Helicópteros; Avaliações de mais de 2.000 bens móveis; e Perícias Automotivas para detecção de defeitos ou vícios ocultos.

José Fiker – Assessor Especial da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Doutor em Semiótica e Linguística Geral (com ênfase em Laudos. Foi fundador e primeiro presidente da Câmara de Valores do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, perito dos Tribunais de Alçada e Justiça. Assessor Especial da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, graduado em português, Latim e Linguística, Assessor Jurídico da Diretoria do IBAPE NACIONAL e Vice-presidente do IBAPE- SP . É Diretor Presidente da EMBRAVAL – Empresa Brasileira de Avaliações S/C Ltda. É autor dos livros Manual de Redação de Laudos, Avaliação de Imóveis Urbanos e A Perícia Judicial (este último em coautoria com o Engº Joaquim da Rocha Medeiros), Manual Prático de Avaliações e Perícias de Engenharia, todos da Editora Pini. Manual Prático de Direito das Construções, Linguagem do Laudo Pericial, Perícias e Avaliações Fundamentos Práticos e Contestação na Perícia Judicial todos da Editora Leud – Livraria Editora Universitária de Direito. O livro Linguagem do Laudo Pericial é originário da tese de Doutorado e do Melhor Trabalho do ano em colaboração com a classe do Instituto de Engenharia de 2004 e 2011, Medalha de Ouro. É Advogado formado pela USP. Já deu aula nas principais entidades ligadas a avaliações e perícias em todo o Brasil.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos

Eng. José Fiker – Assessor Especial da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Eng.ª Miriana Marques – Vice-Coordenadora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Eng. Evandro Henrique – Secretário da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.