A Crise Energética no Brasil

Assista abaixo à gravação do evento:

+ Informações:

Em plena crise sanitária, econômica, ambiental e política, o Brasil enfrenta problemas no setor elétrico, com risco de racionamento e apagões.

O objetivo do workshop será discutir a situação atual, as causas e as consequências da crise, bem como apontar soluções e perspectivas futuras.

Na ocasião, haverá homenagem póstuma ao professor Mario Thadeu Leme de Barros, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Programação*

14h – Homenagem ao prof. titular Mario Thadeu Leme de Barros, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

14h25 – Intervalo

14h30 – A gênese e a permanência da crise energética – Professor titular Ildo Luís Sauer (Instituto de Energia e Ambiente)

15h – Intervalo

15h05 – A operação do sistema hidrotérmico brasileiro de 2001 a 2021 – Professor associado Renato Carlos Zambon (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)15:35 às 15:40: Intervalo

15h40 – As principais fontes renováveis no país e suas perspectivas para o futuro – Professor associado Frederico Fábio Mauad (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo)

16h10 – Rodada de perguntas e respostas com os palestrantes e a plateia

17h – Encerramento

Moderador: Eng. Fernando Moliterno da EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia

*Programa sujeito à alteração.

 

Conheça os participantes:

Fernando José Moliterno – Assessor Especial para Captação de Negócios da Presidência

Graduado em engenharia mecânica plena pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI de São Bernardo do Campo em 1984. Atua a 37 anos no setor elétrico brasileiro. Iniciou suas atividades na ELETROPAULO em 1984 nas áreas de operação e manutenção de usinas termoelétrica e hidroelétricas. Foi gerente do Departamentos de Engenharia entre 2000 e 2016, Departamento de Meio Ambiente em 2015 a 2018, Assessor da Diretoria de Geração em 2018 e partir de 2019 ate a presente data exercendo suas atividades como Assessor da Presidência da EMAE.

Frederico Fábio Mauad – Professor associado da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Agrícola (1990), Especialização em Projeto e Construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas – Eletrobrás/UNIFEI, Mestrado em Engenharia Mecânica- Energia pela Universidade Federal de Itajubá (1995), PDEE Junto ao Instituto Superior Técnico – Lisboa 1998 e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Livre-Docente pela Universidade de São Paulo na área de conhecimento de planejamento de sistemas hidroenergéticos (2013). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de Assoreamento de Grandes Reservatórios, Hidrometria Aplicada, Equipamentos para Análise Quantitativa, Qualitativa e Sedimentometrica, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Aporte de Sedimentos, Recursos Hídricos (Quantitativo e Qualitativo), Simulação Computacional e Usos Múltiplos da Água. Vice-diretor do Centro de Ciências da Engenharia Aplicadas ao Meio Ambiente para o período de Ciências da Engenharia Aplicadas ao Meio Ambiente para o período 2019/2021.

Ildo Luís Sauer – Professor titular do Instituto de Energia e Ambiente

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia Nuclear – Massachusetts Institute of Technology (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Energia com ênfase em Organização da Industria de Energia e Organização da Produção e Apropriação Social de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento energético, modelos de demanda e recursos e oferta de energia, uso racional de energia, avaliação e desenvolvimento de recursos, produção descentralizada de energia, regulação e controle, políticas energéticas, análise econômica, histórica e social da evolução das formações sociais e apropriação da energia. Petróleo, gás natural, bioenergia, energia nuclear, energia eólica, hidráulica.

Renato Carlos Zambon – Professor associado do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na University of California, Los Angeles (2008) e pós-doutorado na University of California, Los Angeles (2014). Atualmente é Professor Associado de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Engenharia Hidráulica, Sanitária e de Recursos Hídricos e atua principalmente nos seguintes temas: redes de abastecimento de água, adutoras, transientes, análise de sistemas de recursos hídricos, operação de reservatórios, geração de energia, desenvolvimento de softwares para engenharia.

Realização e coordenação

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas IE

Eng. Dione Mari Morita – Assessora Especial da Presidência IE

Prof. Mario Thadeu Leme de Barros – Depto de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Poli/USP (em memória)

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.