Como o programa de Mentoria do IE pode ajudar no desenvolvimento de carreiras e liderança humanizada nas empresas

Abordagem:

Mesa-redonda com mentores do Instituto de Engenharia

Público-alvo:
Associados ao Instituto de Engenharia, seguidores de nossas redes sociais, que tenham interesse em se associar ao IE e/ou participar de eventos e cursos no IE.

Participantes: Eng. Ivan Whatey – Vice-presidente de Atividades Técnicas IE
Engª Miriana Marques – Diretora de Programa IE
Equipe de mentores do IE –  Ernesto Righetto, Reinaldo Koie Yonamine, Sergio Guedes, Vicenzo Lasalvia.

Moderador: Eng. Fernando Portella

 

Saiba sobre os participantes:

Ernesto Righetto – Administrador de empresas com atuação nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional e Inovação e Criação de produtos industriais e serviços. Experiência profissional: Grupo ULtra, Cia Melhoramentos de São Paulo, diretor Grupo Permetal, Alfa Laval, diretor executivo Domus Design e conselheiro do Instituto de Engenharia.

 

Ivan Metran Whately – No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo, e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

Luiz Fernando Portella – Formado há 46 anos em engenharia mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial, com especializações em: Analise de Sistemas Computacionais (Datamec), Administração de Empresas(FGV) e Marketing Industrial e Estratégico (MAUÁ/STANFORD). Atuou com o C-Level nas empresas: Exxon, Alfa-Laval (SUECIA), General Eletric , RATP/Tecnologia ( França), Clever Devices (EUA) e Calypso Networks Association (BELGICA ). Atualmente é sócio na NBO Participações & Serviços que mantem contratos com empresas multinacionais na área de tecnologia em transportes e concessões de arenas e entretenimento.
Desde 1973 atuou em grandes obras de infraestrutura na época, passando por atividades industriais no desenvolvimento de equipamentos para todo seguimento da indústria de base e industrial. Atuou fortemente no desenvolvimento de negócios na área de infraestrutura e transportes onde atua até hoje transferindo tecnologia em ITS (Intelligent Transportation Systems) & Meios de Pagamentos dedicados ao transporte e logística. Sua atuação internacional teve inicio em 1979 na Suécia, onde residiu trabalhando e continua atuando até hoje na área de mobilidade na Europa, EUA e América Latina.
É membro da UITP (International Association of Public Transportation) onde coordena dois GT’s ( MaaS & Tiketing), atua com CCO da CNA (Calypso Networks Associacion) para América Latina, esta Conselheiro Consultivo do Instituto de Engenharia. Como associado ao IE a mais de 35 anos , participou da criação da DIV. de Marketing na Engenharia , promoveu junto ao IE o “Programa Nacional de Qualidade & Produtividade”, promoveu o caderno de “Governança Metropolitana” e por ultimo criou o programa de “Mentoria a Serviço da Engenharia” que esta em andamento. Neste momento esta como diretor do Depto de Desenvolvimento Urbano e Regional do Instituto de Engenharia. Como Mentor tem tido a oportunidade de mentorar vários jovens e seniores, no Brasil e fora do Brasil, e com isso poder “usar” sua maturidade para transferir conhecimento e principalmente despertar em cada um o seu próprio potencial, além de motivar seu próprio desenvolvimento e principalmente defender a qualidade da Engenharia Brasileira.
No programa de Mentoria do Instituto de Engenharia, onde coordena uma equipe de seis Mentores formados na Escola de Mentores, já foram abordados mais de 870 pessoas e empresas que puderam ter contato com nosso programa de Mentoria.

Miriana Pereira Marques – Formada em Engenharia Civil pela FAAP, foi professora universitária de Maciços e Obras de Terras, Transportes e Mecânica dos Solos na mesma faculdade.
Com 20 anos de atuação profissional dedicada à área de Avaliações e Perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, rurais e industriais, é responsável técnica pela área de Avaliações e Perícias da Marques & Marques Engenharia. Membro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, assistente técnico do Metrô e Dersa. Especialista em Avaliações e Pericias. No Instituto de Engenharia, é Vice-Presidente de Assuntos Internos e Associativos, Vice-Coordenadora da Divisão Técnica de Tecnologias Digitais e da Divisão de Avaliações e Perícias, membro do Conselho Consultivo, da Câmara de Mediação e Arbitragem.
Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados” e “Calçadas”.

Reinaldo Koie Yonamine – Engenheiro de Produção e Psicólogo (USP), Pós Graduado em Administração – FGV. Mestre em Psicologia USP e Ph.D. em Engenharia. Certificações em Coaching e Mentoring. Consultor Organizacional, Coach & Mentor, empresário. Experiência profissional: Votorantim, Papel Simão, CESP, Itaudata.

 

Roberto Pereira – Técnico Eletrônico  – Liceu de Artes e Ofícios SP, Engenheiro Elétrico Eletricista – Univ. são Judas Tadeu, Mentor formado pela Escola de Mentores, conciliador e Mediador Judicial, formado pelo Instituto dos Advogados de SP, Constelados familiar, pelo Instituto Olhar Sistêmico (Metodologia de Bert Hellinger) e Coach pelo Instituto Bruno Juliani. Iniciou a carreira profissional em 85, como instrutor de treinamentos e equipamentos  de automação industrial na Metal Leve controles eletrônicos (atual Rockwell Automation), onde Também foi responsável pelo desenvolvimento de novos cursos. Como engenheiro e coordenador de vendas em empresas nacionais e internacionais especificou e vendeu centenas de equipamentos e projetos de automação industrial, No início da década de 90, como sócio da empresa PACI Automação, coordenou projetos de instrumentação e automação industrial envolvendo sistemas com controladores lógicos programáveis e sistemas de supervisão para máquinas de papel.  É diretor-fundador da empresa Controall Tecnologia em Automação, que atua há 25 anos distribuindo para o Brasil equipamentos para automação Industrial, IoT, além de produtos para instalação industrial, ferroviária, solar e eólico, sendo esta distribuidora exclusiva para o Brasil de empresa americanas, alemãs e espanholas. Desenvolveu dezenas de campanhas de marketing e vendas para equipamentos industriais, inclusive com treinamento da equipe de vendas e suporte a vendas. Realizou dezenas de visitas a plantas industriais fora do Brasil, assim como visitas a mais de 20 feiras industriais na Alemanha, China e EUA. Vem atuando na conciliação e mediação de conflitos judiciais, envolvendo disputas comerciais, civis e da vara da família. Membro da comissão de Direito sistêmico da OAB Osasco.

 

Sergio Luiz Guedes – Mais de 35 anos de carreira com atuações como profissional liberal, empreendedor executivo corporativo (C-Level), com reconhecida capacidade em planejamento organização, além de larga experiência em representação institucional. Engenheiro Mecânico, com pós-graduação em Engenharia e MBAs em Gestão de Negócio. Ampla habilidade na gestão de pessoas e equipes, assim como  na formação de líderes sucessores e, também, forte capacidade analítica e lógica em negociações e comunicação. Mentor profissional e Coach Executivo, contratado  e atuando com instituições, organizações, gestores, profissionais liberais e empreendedores.

Vicenzo Lasalvia – CEO e co-founder do INOVI – Instituto de Inovação de Vinhedo -, mentor e empresário. Trabalha com líderes na gestão de carreiras e pós-carreira, empresários e empreendedores de startups, auxiliando-os nos diversos estágios de desenvolvimento de suas empresas. Economista, formado pela PUC-SP, com experiência de mais de 40 anos no mundo corporativo.

 

 Realização:

Vice- Presidência de Atividades Técnicas Departamento – Ivan Metran Whately
Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional – Luiz Fernando Portella
Mentoria a Serviço da Engenharia – Luiz Fernando Portella

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.