A caminhabilidade dos pedestres: Calçadas seguras e confortáveis existem?

 

Assista abaixo à gravação:

 

+ Informações:

 

Abordagem:

Vários olhares sobre o caminhar dos pedestres nas calçadas das cidades.

Público-alvo:

Técnicos e interessados na área de Trânsito.

Palestrantes:

Arq. Urb. Maria Ernelina Brosch Malatesta

Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É mestra e doutora em Mobilidade Urbana Ativa – Mobilidade a Pé e Cicloviária pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
Sua vida profissional com 35 anos de CET foi totalmente voltada à Mobilidade Ativa, participando e coordenando políticas e planos para pedestres e ciclistas.
Atualmente trabalha como consultora em políticas públicas, planos e projetos para a Mobilidade Urbana Ativa.
Como professora, ministra palestras e cursos de capacitação, pós-graduação e especialização para gestão e políticas públicas nesta área.
Também é a idealizadora e presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP, conselheira de ONGs e blogueira do Pé de Igualdade, um dos blogs do Portal Mobilize.
É autora dos livros: “Pé de Igualdade” publicado pela Editora Prismas e “A Rede da Mobilidade a Pé” publicado pela Editora Annablume.

 

 

Dra. Julia Maria D’Ándrea Greve

Médica fisiatra, mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), professora associada e coordenadora do Laboratório de Estudos do Movimento da FMUSP.

 

Paulo Roberto Guimarães

Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Custos, especialista em gestão e normatização de trânsito e mobilidade urbana. Possui mais de 20 anos de experiência no setor público e em projetos relacionados à mobilidade urbana e segurança no trânsito, atuando na gestão de equipes operacionais e de alto desempenho. Servidor de carreira da Prefeitura de São José dos Campos, já atuou como diretor técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária, e atualmente exerce a função de secretário Municipal de Mobilidade Urbana e membro da Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito. É vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana.

 

Edison Passafaro

Formação em Desenho de Arquitetura e Edificações, Gestão Pública; consultor e palestrante em Mobilidade Urbana Acessível e Sustentável; gestor de projetos da Desenho Universal Arquitetura; instrutor e auditor das normas técnicas de acessibilidade da ABNT desde 2006; supervisor do departamento de mobilidade e acessibilidade da CET 2017/2019; secretário executivo da Comissão Permanente de Acessibilidade da prefeitura de São Paulo 2001/2005; coordenador do curso de Acessibilidade e Desenho Universal do CREA-SP 2005; consultor do Ministério das Cidades e autor do Manual Técnico do Ministério sobre Políticas Municipais de Acessibilidade 2006; coordenador do Manual de Acessibilidade em Edificações da prefeitura de São Paulo 2002; coordenador do Manual de Vias Públicas Acessíveis da prefeitura de São Paulo 2003; elaborador do curso de Turismo Acessível do SENAC 2006; coordenador do departamento de Acessibilidade e Inclusão educacional da Universidade Santanna 1998/2002; diretor da Hand Drive – Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência 1988/1998; gerente da Guidosimplex Automação de Veículos Automotores para pessoas com deficiência física 1986/1988; auxiliar de redação publicitária da Biondi & Vieira Propaganda 1985/1987 e analista e programador de TI da MWM motores diesel 1982/1985.

 

Mediadora:

Maria da Penha Pereira Nobre

Arquiteta e Urbanista com especialização na área de Trânsito, Mobilidade e Segurança e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Trabalhou 25 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo e no Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV de São Paulo. Participou da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro; fez curso de especialização em transportes e trânsito na França; trabalhou na Venezuela e no México; foi consultora do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, do Programa Monumenta/BID/Unesco do Ministério da Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República – SEDU; foi presidente da Comissão de Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, conselheira do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN de São Paulo, representando o Instituto de Engenharia e a sociedade civil; coordenou e ministrou cursos dentro do “Programa Nacional de Capacitação das Cidades” do DENATRAN/Ministério das Cidades em todo território nacional.

É coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia; conselheira do Conselho Estadual para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes – CEDATT do Estado de São Paulo, representando o Instituto de Engenharia; diretora e responsável técnica do Instituto Mobilidade e Educação PLANO – IMEP; coordenadora técnico-pedagógica dos cursos de pós-graduação do IMEP e dos cursos abertos nas áreas de Trânsito e Transportes.

 

Apoio Institucional:

 

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Ivan Metran Whately – Diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística

Arq. Urb. Maria da Penha Pereira Nobre – Coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito

Eng. Vanderlei Cóffani – Vice-coordenador da Divisão Técnica de Trânsito