1º Debate IE/ABVE sobre eletromobilidade

Assista à gravação do primeiro dia do evento:

Assista à gravação do segundo dia do evento:

+ Informações:

O Instituto de Engenharia e a Associação Brasileira do Veículo Elétrico promovem nos dias 28 e 29 de julho  um amplo debate sobre o tema mais importante de nosso tempo: a Eletromobilidade no Brasil e no mundo.

Durante dois dias, especialistas e lideranças políticas discutirão os efeitos do transporte limpo e sustentável para o futuro da indústria brasileira, a geração de empregos, a qualidade de vida nas grandes cidades e a mitigação das mudanças climáticas globais.

Ao final, no dia 29, os organizadores divulgarão a Carta da Eletromobilidade no Brasil, documento-síntese sobre o tema, que será enviado aos principais candidatos a Presidente da República, Governos Estaduais e Congresso Nacional, nas eleições de outubro.

PROPOSTAS

A Carta da Eletromobilidade conterá um conjunto de propostas para os futuros governantes sintonizarem as políticas públicas no Brasil às estratégias já em curso nos principais países do mundo.

O evento será realizado na sede do Instituto de Engenharia, com transmissão ao vivo pela internet. Os debates presenciais seguirão todos os protocolos de saúde pública recomendados pelas autoridades.

Para o presidente do Instituto de Engenharia, Paulo Ferreira, o 1º Debate IE-ABVE será uma oportunidade para apresentar propostas sólidas aos candidatos e qualificar o debate eleitoral.

“A Eletromobilidade é a grande fronteira econômica do século 21. É nosso dever, como engenheiros e especialistas em políticas públicas, apresentar nossas propostas para um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social em nosso país” – afirmou.

Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, as políticas de transporte limpo devem ser o eixo de uma nova estratégia nacional pela recuperação da competitividade da indústria brasileira e pela geração dos empregos de qualidade às futuras gerações.

“O Brasil não pode assistir impassível a essa grande revolução tecnológica, que já está mudando a economia e a sociedade dos principais países. Nosso objetivo é apresentar subsídios para uma Política Nacional de Eletromobilidade, a exemplo das que já existem nas maiores economias do planeta”.

O 1º Debate IE-ABVE sobre Eletromobilidade é o resultado do acordo assinado pelas duas entidades para promover e qualificar a discussão sobre as rotas de desenvolvimento econômico, social e tecnológico que desafiam as lideranças políticas e empresariais, num momento crítico da vida nacional.

CENÁRIO:

A Eletromobilidade já é uma realidade. Em 2021, 6,6 milhões de veículos elétricos foram comercializados no mundo, ou 9% das vendas globais de veículos. O crescimento foi de 109% sobre das vendas de VEs de 2020.

Hoje, 10 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos circulam em todo o mundo, além de 600 mil ônibus elétricos.

Os grandes eventos recentes, como a Covid-19 e, agora, a guerra na Ucrânia, com seus efeitos imediatos sobre os preços dos combustíveis fósseis, ressaltam dramaticamente a urgência de instalar a Eletromobilidade no topo da agenda global e nacional.

Patrocínio:

Vibra, PCN Latam, PUC – RS, WEG e Visaway

Apoio Institucional:

Abifer, Aeamesp, Antp, Ibms, Projeto 34