Túneis em áreas urbanas

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O crescimento das cidades tem exigido cada vez mais o uso do espaço subterrâneo para soluções de infraestrutura e até de moradia. Na realidade brasileira, soluções de moradia subterrânea ainda podem estar distantes. No que diz respeito à infraestrutura de transporte, para citar apenas um segmento, nossas cidades são ainda muito carentes. Exemplos serão citados de soluções subterrâneas inovadoras sendo implantadas no presente para transporte individual ou coletivo. Sendo mais diretas, as soluções subterrâneas trazem vantagens de trajetos e tempos de viagem mais curtos, e por consequência, menores custos operacionais e rastros de emissão de carbono mais leves. Exemplos reais com números serão apresentados. Por outro lado, o ambiente construído urbano representa um desafio para as construções subterrâneas, impondo restrições de segurança e de desempenho bem mais severas que para túneis remotos. Além da confiabilidade da estabilidade das escavações, os deslocamentos inerentes ao alívio provocado por elas têm de ser minimizados de modo a restringir os danos às edificações e linhas de utilidade sobrejacentes. Exemplos reais serão também apresentados, bem como resultados parciais de avanços de uma pesquisa em andamento sobre a previsão de deformações horizontais provocadas por túneis.

Público-alvo:

Engenheiros (civis, geotécnicos, mecânicos, produção, de minas, etc), geólogos, urbanistas e estudantes.

Palestrante:

Tarcísio Barreto Celestino – Professor Doutor no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972), obteve mestrado (1978) e doutorado (1981) em Engenharia Civil pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo e Gerente de Engenharia Civil da Themag Engenharia, São Paulo. Responsável pelos projetos geotécnicos de várias usinas hidrelétricas, estações e túneis de via de metrôs etc. Consultor de várias obras no Brasil e no exterior.

Foi Presidente da International Tunnelling and Underground Space Association (ITA) de 2016 a 2019, ocupando atualmente a posição de Past President no Conselho Executivo daquela Associação. Foi Presidente do CBT – Comitê Brasileiro de Túneis. Foi Vice-Presidente da ISRM – International Society for Rock Mechanics.

Recebeu o Prêmio Manuel Rocha, e o Prêmio Terzaghi, da ABMS, em 2012 e 2020, respectivamente. Foi Editor Associado do periódico Tunnelling and Underground Space Technology (2010-2015). Professor convidado dos Programas de Mestrado em Obras Subterrâneas do International Institute for Infrastructural, Hydraulic and Environmental Engineering (IHE), Delft, Holanda e da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça, entre outros. Tem mais de 160 artigos técnicos publicados em periódicos e anais de congressos.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projetos e Serviços de Infraestrutura

Eng. Rogério Carvalho Ribeiro Nogueira – Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia

Eng. Arthur Teixeira Askinis – Vice-coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.