Conselho Deliberativo

ORGÃO DIRIGENTE CONSELHO DELIBERATIVO

São Órgãos Dirigentes do Instituto de Engenharia, em ordem hierárquica, as seguintes instâncias administrativas:

Assembleia Geral – É uma reunião dos sócios-titulares convocados para discutir e deliberar temas de interesse delimitados pelos objetivos que constam no Estatuto do Instituto de Engenharia. É a instância de maior grau hierárquico do Instituto.

Conselho Consultivo – É o guardião do patrimônio e do Estatuto do Instituto de Engenharia. É composto pelos ex-presidentes, ex-vice-presidentes, ex-diretores Gerais do Acampamento dos Engenheiros, ex-conselheiros do Conselho Deliberativo cujo mandato vigorou nos dois últimos anos, e ex-diretores da Diretoria Executiva que exerceram seus mandatos também nos dois últimos anos.

Conselho Deliberativo – Formado por 30 conselheiros eleitos diretamente pelos associados, pelo presidente do Instituto, que também é presidente desse Conselho, e pelos quatro vice-presidentes que não têm direito a voto. É a instância que define as ações a serem tomadas pela Diretoria Executiva do Instituto. Todo ano são renovados, por meio de eleições, 15 de seus membros.

Diretoria Executiva – É o órgão que executa as políticas emanadas pelo Conselho Deliberativo e executa todas as questões administrativas da associação. É composta por seu presidente, quatro vice-presidentes, dois diretores-secretários e dois diretores-Financeiros.

Especificamente o Conselho Deliberativo possui 16 importantes atribuições regidas pelo Estatuto dentre as quais podermos citar:

• Manifestar-se, através do seu presidente, por qualquer meio de comunicação, em nome do Instituto de Engenharia, sobre assunto de interesse público;
• Encaminhar proposta de reforma do Estatuto ao Conselho Consultivo;
• Aprovar e apresentar à Assembleia Geral o relatório e a prestação das contas do exercício findo, com parecer do Conselho Fiscal;
• Aprovar o orçamento do ano social entrante;
• Decidir sobre as contribuições associativas;
• Decidir sobre as penalidades a serem impostas aos associados ou ao membro eleito no exercício do cargo em órgão dirigente do Instituto, na conformidade dos dispositivos do Estatuto;
• Fiscalizar os negócios do Instituto de Engenharia;
• Zelar pela observância do Estatuto e cumprir as decisões da Assembleia Geral e do Conselho Consultivo;
• Por maioria absoluta de seus membros, convocar Assembleia Geral.

É devido a essas atribuições designadas pelo Estatuto que aquilatamos a verdadeira importância dessa instância administrativa do Instituto de Engenharia.

Os conselheiros do Deliberativo são representantes diretos de todos os sócios, principalmente daqueles que o elegeram, o que justifica a criação de um canal de comunicação eficiente dos Conselheiros com os sócios e vice-versa para que efetivamente exerçam essa representação.

Membros do Conselho Deliberativo

Presidente: Eduardo Ferreira Lafraia
Secretário Executivo: 
Tatiana Lourenço Machado

Alfredo Eugenio Birman
Alfredo Mário Savelli
Angelo Sebastião Zanini
Antonio Maria Claret Reis de Andrade
Beatriz Vidigal Xavier da Silveira Rosa
Carlos Cotta Rodrigues
Carlos Pereira de Magalhães Neto
Cláudio Amaury Dall’Acqua
Fernando Brecheret
Flávia Bartkevicius Cruz
Francisco Armando Noschang Christovam
George Paulus Pereira Dias
Habib Georges Jarrouge Neto
João Baptista Rebello Machado
José Eduardo Frascá Poyares Jardim
José Roberto Bernasconi
Lawrence Chung Koo
Luiz Felipe Proost de Souza
Marcelo Rozenberg
Marcos de Carvalho Geribello
Marcos Moliterno
Odécio Braga de Louredo Filho
Rafael Timerman
Ricardo Henrique de Araújo Imamura
Roberto Bartolomeu Berkes
Rodrigo de Freitas Borges Fonseca
Rui Arruda Camargo
Tatiana Lourenço Machado
Vicente Abate
Vitor Marques