Técnicas de Redação de Laudo

Assista abaixo à gravação:


 

+ Informações:

Abordagem:

Apresentar aos peritos e assistentes técnicas de redação de laudos e pareceres técnicos nos diversos tipos de ações judiciais e extrajudiciais.

Público-alvo: 

Engenheiros e arquitetos, peritos e assistentes técnicos.

Painelista:

Prof. Dr. José Fiker

Doutor em Semiótica e Linguística Geral (com ênfase em Laudos. Foi fundador e primeiro presidente da Câmara de Valores do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, perito dos Tribunais de Alçada e Justiça. Coordenador da Divisão de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, graduado em português, latim e linguística, Assessor Jurídico da Diretoria do IBAPE NACIONAL e Vice Presidente do IBAPE- SP. É Diretor Presidente da EMBRAVAL – Empresa Brasileira de Avaliações S/C Ltda. É autor dos livros Manual de Redação de Laudos, Avaliação de Imóveis Urbanos e A Perícia Judicial (este último em coautoria com o Engº Joaquim da Rocha Medeiros), Manual Prático de Avaliações e Perícias de Engenharia, todos da Editora Pini. Manual Prático de Direito das Construções, Linguagem do Laudo Pericial, Perícias e Avaliações Fundamentos Práticos e Contestação na Perícia Judicial todos da Editora Leud – Livraria Editora Universitária de Direito. O livro Linguagem do Laudo Pericial é originário da tese de Doutorado e do Melhor Trabalho do ano em colaboração com a classe do Instituto de Engenharia de 2004 e 2011, Medalha de Ouro. Advogado formado pela USP. Já deu aula nas principais entidades ligadas a avaliações e perícias em todo o Brasil.

Moderador e Painelista:

Ricardo Henrique de A. Imamura

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, 1977. Perito Judicial de diversas Varas Cíveis e da Fazenda no Estado de São Paulo, desde 1978. Dentre sua experiência como Perito Judicial, encontram-se a Elaboração de mais de 4.300 Laudos de Engenharia Legal de naturezas diversas. Membro Titular, Coordenador da Divisão de Avaliações e Perícias, Conselheiro e Perito Especialista da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia – São Paulo. Membro Fundador e Ex-Presidente da Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais – APPJ. Presidente da AELINS – Associação de Engenheiros de Lins – Lins/SP. Membro da CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem; Membro da ABCIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança; Membro da CAM-CCBC – Câmara de Comércio Brasil-Canadá; Membro da AMCHAM Brasil; Membro da CAMARB – Camara de Arbitragem Empresarial Brasil; Membro do FIDIC. Membro de diversas Associações em São Paulo. Ministra Cursos e Palestras e tem publicações técnicas diversas. Engenheiro pela Empresa Consultora Hidroservice – Engenharia de Projetos Ltda., de 1978 a 1989. Engenheiro pela S.A. Indústrias Votorantim, de 1989 a 1990; Assessor da Diretoria pela Empresa Consultora Matricial Projetos e Consultoria Ltda., de novembro de 1990 a 1991. Sócio Proprietário da R.H. Imamura Peritos Consultores e dos Advisors Committee.

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção

Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias