Construção saudável: Uma nova realidade no Brasil

Assista à gravação do evento:

+ Informações: 

O que é a construção saudável e esse mercado no Brasil?

Passamos a maior parte do nosso tempo em espaços fechados, sem se dar conta dos riscos que corremos e como eles podem impactar nossas vidas.

Diante da “padronização” dos ambientes e o aumento das construções, os itens básicos que colaboram com a saúde foram deixados de lado.

Criar ambientes saudáveis, que coloquem o indivíduo em foco nos espaços construídos, minimizam o surgimento de doenças ocasionadas pela síndrome do edifício enfermo e, colaboram na melhoria da saúde, bem-estar e produtividade.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, designers e outros profissionais da área.

Abertura:

Arq.ª Taina Volcov – Coordenadora da Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual do IE

Moderadora:

Eng.ª e Arq.ª Aurea Lúcia Vendramin Georgi – Coordenadora da Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação do IE

Palestrante: 

Marcos Alberto Casado Pereira – CEO HBC Brasil

Engenheiro civil há 25 anos, com especialização em Administração e Gestão Ambiental. Profissional Qualificado PRO pelo HBC – Healthy Building Certificate, já trabalhou como engenheiro residente, orçamentista e coordenador em obras comerciais, residenciais e industriais.

Desde julho/19 passou a ser o diretor executivo do HBC Brasil com o objetivo de disseminar o conceito da construção saudável pelo Brasil e fortalecer a certificação HBC para empreendimentos novos ou existentes, onde atuará fortemente nos quatro pilares da instituição a educação, certificação, consultoria e os assessements (avaliações de ambientes construídos).

Coordena os cursos de MBA em Construções Sustentáveis, o MBA Cidades, Bairros e Condomínios Sustentáveis e o MBA Construções, Reformas e Design de Interiores Saudáveis do INBEC em parceria com a UNICID e a UNIP, atuando também como professor em diversas disciplinas.

É presidente do Comitê de Edifícios Net Zero Energy e do Comitê de Implantação do Referencial Casa do GBC Brasil.

Foi Diretor Técnico e Comercial na Sustentech Desenvolvimento Sustentável, durante cinco anos, empresa com mais de 230 projetos em certificação LEED, AQUA e PROCEL

Foi Diretor Técnico e Educacional do Green Building Council Brasil, durante sete anos, onde ajudou a desenvolver o setor da construção sustentável no Brasil, que hoje conta com mais de 1500 empreendimentos em certificação LEED no Brasil.

Foi Gestor de obras por sete anos no Banco ABN AMRO Real, sendo responsável  construção e certificação da primeira construção sustentável da América do Sul pelo LEED – USGBC, á Agencia Granja Viana – Cotia do Banco Real certificada LEED-NC em junho/07.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações

Arq.ª Taina Volcov – Coordenadora da Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual

Eng.ª e Arq.ª Aurea Lúcia Vendramin Georgi – Coordenadora da Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação

Eng. Schaia Akkerman – Coordenador da Divisão Técnica de Conforto Ambiental e Acústica

COMET – Comitê das Mulheres na Engenharia e Tecnologia

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.