Calhas e condutores

Assista abaixo à gravação do evento:

+ Informações:

Neste ano de 2023, as chuvas vieram com “toda força” e está causando muitos prejuízos  materiais por invadir o interior das casas e danificar móveis, tapetes, eletrodomésticos e  documentos importantes. Um verdadeiro desastre.

Será que a chuva é a única causadora desses desastres?

Telhados mal construídos, caimento inadequado, calhas embutidas que retém folhas de árvores e outros objetos que acabam entupindo os tubos de queda.

Nosso mercado é pobre em literatura técnica sobre chuvas e os poucos livros existentes não levam em consideração as condições climáticas brasileiras, que diferentemente de outros países é privilegiado com vários regimes de chuvas que espalham grossos caudais por todo o território brasileiro. Até as normas oficiais, desatualizadas com relação aos novos conceitos de chuva, como a ZCIT, ZCAS, EI Niño/La Niña, Frente Fria, Célula de Hadley/Ferrel, facilitam a ocorrência de falhas no dimensionamento de telhados causando desastres principalmente em obras públicas, como hospitais e escolas com inundações, infiltrações e até desabamento de forros e telhados.

Em uma alegre e descontraída palestra, o Engº Roberto Watanabe apresenta os desafios encontrados pela engenharia brasileira na construção das hidrelétricas de porte e também os resultados das pesquisas que realizou no IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, e de como podemos aproveitar esta expertise para o dimensionamento de Calhas e Condutores.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos e estudantes.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Arq. Urb. Taina Volcov – Coordenadora da Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.