Parcelamento do Solo – A cidade legal e a cidade real

Assista abaixo à gravação do evento:

+ Informações: 

Serão apresentados os procedimentos técnicos do Parcelamento do Solo, Legislação e demais atividades técnicas inerentes.

Público-alvo:

A palestra é destinada a engenheiros e técnicos que atuem em perícias, assim como pessoas que queiram ampliar seus conhecimentos sobre parcelamento, uso e ocupação do solo.

Palestrante:

Eng. Jonas Mattos – Especialista em Parcelamento do Solo

Engenheiro Civil formado pela Faculdade de Engenharia São Paulo, tendo como áreas de atuação profissional: Engenharia Legal; Aprovação de Projetos Habitacionais e Parcelamento do Solo; Perícias Judiciais e Extrajudiciais, tendo realizado mais de 3.333 trabalhos.

  • Especialista em Parcelamento do Solo – Universidade SECOVI;
  • Membro do Instituto de Engenharia;
  • Membro do Comitê de Construção Civil CE-02:012-1 – Comissão de Estudo de Perícias de Engenharia na Construção Civil – Revisão da NBR 13752;
  • Membro Titular do Instituto de Engenharia;
  • Membro Titular do Instituto Brasileiro de Avaliação e Periciais de São Paulo / IBAPE – SP;
  • Professor Universitário.

Moderador:

Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, 1977.

Engenheiro pela Empresa Consultora Hidroservice – Engenharia de Projetos Ltda., atuando na Unidade de Gestão de Contratos e Custos, Elaboração de Propostas Técnicas e Econômico-Financeiras e Comerciais.

Engenheiro pela S.A. Indústrias Votorantim, Assessor da Diretoria pela Empresa Consultora Matricial Projetos e Consultoria LtdaSócio Proprietário da R.H. Imamura Peritos Consultores. Sócio Proprietário da Advisors Committee.

Perito Judicial de diversas Varas Cíveis e da Fazenda Pública no Estado de São Paulo, desde 1978. Dentre sua experiência como Perito Judicial, encontram-se a Elaboração de mais de 4.400 Laudos de Engenharia Legal de naturezas diversas ressaltando-se: Desapropriações; Servidões, Avaliações, Engenharia Econômica (Contratos e Obras de Engenharia Civil); Gestão de Custos de Projetos e Empreendimentos, Inspeção Predial, Ambientais, etc.

Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias, Vice-Coordenador da Divisão Técnica de Compliance, Conselheiro e Perito Especialista da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia – São Paulo. Membro de diversas Associações.

Medalha de Ouro pelo Melhor Trabalho Técnico de 2020, “Engenharia de Perícias e Avaliações” e Medalha de Ouro pela “Melhor Avaliação qualitativa.

Co-Moderador:

Eng. Paulo Magri – Diretor Cultural do IBAPE/SP – biênio 20/21

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá – IMT (1986); administração de empresas pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (1989); engenheiro de segurança do trabalho (1994) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Tecnologia da Construção de Edifícios pelo IPT-USP (2003). Perito Judicial em Varas Cíveis e da Fazenda Pública da Capital e interior. Membro Titular do IBAPE/SP. Membro Titular do Instituto de Engenharia. Professor do Curso de Perícia Grafoscópica do IBAPE/SP e Coordenador da revisão da Norma de Grafoscopia do IBAPE/SP. Atualmente é Diretor Cultural do IBAPE/SP – biênio 20/21.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção

Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Eng.a Miriana Marques – Vice-Coordenadora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Eng. Evandro Henrique – Secretário da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.