Seminário: Projeto Rio Pinheiros – dois anos depois

 

Assista abaixo à gravação da parte da manhã:

 

+ Informações:

Abordagem:

O objetivo do evento é trazer os órgãos, empresas e entidades que participaram do workshop de apresentação do projeto de despoluição do Rio Pinheiros (realizado em 11 de março de 2019, no Instituto de Engenharia) para que, agora, apresentem o que foi feito no biênio 2019/2020, seus resultados e suas perspectivas para o biênio 2021/2022.

Serão ouvidas as empresas/consórcios contratados pelo referido projeto tendo a oportunidade de apresentarem as tecnologias utilizadas, os desafios enfrentados, as soluções adotadas, as vantagens e problemas encontrados, e o que se pode utilizar da experiência para eliminar a poluição de outros rios presentes na cidade de São Paulo e em outros municípios.

Pretende-se realizar o evento em duas etapas, uma na parte da manhã, outra na parte da tarde. A primeira parte terá um viés mais institucional e político, sendo convidados a falar: o secretário do Meio Ambiente, Sabesp, EMAE, CETESB e DAEE. Já a segunda parte terá a presença de empresas/consórcios contratados para realizar o trabalho, sobre os diversos aspectos técnicos e operacionais.

Poderão ser convidadas, também, entidades que financiaram/apoiaram a execução do projeto.

Público-alvo:

Profissionais ligados à área de saneamento e meio ambiente, público geral interessado no tema, investidores, financiadores, entidades governamentais.

Programação

DAS 10H ÀS 12H:

– Abertura institucional – Presidente do Instituto de Engenharia
– Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente
– Presidente da SABESP
– Presidente da EMAE
– Superintendente do DAEE
– Presidente da CETESB
– Comentários do Eng. Paulo Ferreira/ Perguntas do público
– Encerramento

INTERVALO

DAS 14H ÀS 17H: 

Tema 1 – Resultados alcançados – andamento dos primeiros contratos, técnicas utilizadas e desafios superados. Expositor: Márcio Gonçalves Oliveira (MS) SABESP

Tema 2 – Unidades Recuperadoras (URs) – tecnologias adotadas. Expositor: Marco Antônio L. Barros (TE) SABESP

Tema 3 – Monitoramento da Qualidade da água – (afluentes e rio Pinheiros). Expositor: Nivaldo Rodrigues da Costa (MT) SABESP

Tema 4 – Governança colaborativa – atuação socioambiental nas comunidades. Expositor: Hélio Rubens Figueiredo (MP). SABESP

Tema 5 – Limpeza e desassoreamento do Rio Pinheiros – projeto, execução e controle. Expositor: Silvio Luiz Giudice e José Augusto Rocha Mendes DAEE

Tema 6 – Inovações do projeto Novo Rio Pinheiros. Expositor: José Eduardo Bevilacqua CETESB

Tema 7 – O papel da EMAE no projeto novo Rio Pinheiros. Expostior: Fernando Moliterno EMAE

  • Perguntas do público

Palestrantes:

Patrícia Iglecias

Diretora-Presidente da CETESB

Diretora-Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Possui titulação de Livre-Docência, Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP. Em seu trajeto profissional, foi superintendente de Gestão Ambiental da USP e secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Professora Associada na Faculdade de Direito da USP, com experiência na advocacia ambiental e na coordenação de projetos de pesquisa, com publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos e entrevistas entre outros. Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa Cidades do Pacto Global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing.

Francisco Eduardo Loducca 

Superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Eletrica)

Engenheiro civil, formado pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e participou da Diretoria do DAEE no período de julho de 2011 a janeiro de 2015, como coordenador do Parque Várzeas do Tietê (set/2011 à abr/2012), diretor de Gestão de Obras (abr/2012 à jan/2015) e já ocupou a Superintendência da autarquia anteriormente, de abril/2018 à fevereiro de 2019.

Márcio Gonçalves de Oliveira

Superintendente da Unidade de Negócio SUL – Sabesp MS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Nove de Julho (1986), graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes (1994), pós graduação em Gestão de Negócios pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (2004). É funcionário de carreira da Sabesp desde 1988, onde atuou em diversas obras e projetos de saneamento básico. É desde 2019 Superintendente da Unidade de Negócio Sul, que atende 4,8 milhões de habitantes com abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Pela Unidade de Negócio Sul, obteve o Prêmio Ibero Americano de Qualidade 2019. Foi Superintendente da Unidade de Negócio Leste, onde atuou na melhoria operacional e na gestão da unidade de negócio de 2011 a 2019, obtendo o  Prêmio Nacional da Qualidade – PNQS 2013, Prêmio Diamante da ABES- PNQS 2016 e PNQS RUBI e Duplo Rubi em 2017 e 2018. Implantou o MGI – Modelo de Gestão de Inovação na Unidade de Negócio Leste, inédito na gestão da inovação no setor de saneamento e atuou também em obras no combate à crise hídrica 2014-2015. É  atual presidente da ABES Seção São Paulo. ( Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental)

Marcos Rodrigues Penido

Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Engenheiro Civil. Secretário Municipal das SubPrefeituras – Prefeitura de São Paulo – 2018; secretário Municipal de Serviços e Obras – Prefeitura de São Paulo – 2017; diretor /Presidente da CDHU – Cia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – Governo do Estado de São Paulo – 2011 a 2016. Representante do Governo do Estado de São Paulo no Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano e ABC – Brasília. Representante da CDHU junco a UNEP – SBCI – United Nations Environmental Program – Sustainable Building and Climate Initiative – 2011-2012; secretário Municipal de Infraestrutura Urbana – Prefeitura de São Paulo – 2006-2010; coordenador fundador do Programa QUALIHAB do Estado de São Paulo – 1995-2005; funcionário de carreira da CDHU desde 1985. Extensão em Gerenciamento de Empreendimentos – FGV; especialista na gestão de políticas púbicas em habitação e infraestrutura urbana no Brasil. Ocupou cargos de responsabilidade nas administrações do Governo de São Paulo e da Prefeitura do Município de São Paulo, à frente de grandes desafios de programas de construção de moradias, urbanização de favelas, reassentamento de áreas de risco, erradicação de cortiços, implantação de infraestrutura urbana, sistema viário e transportes, canalização e córregos, equipamentos públicos de escolas, creches, postos de saúde e hospitais, gestão da iluminação pública, lixo e zeladoria da cidade de São Paulo; secretário das Subprefeituras, composta pelas 32 (trinta e duas) Subprefeituras 2018. Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo desde 2019.

Benedito Braga

Diretor-presidente da Sabesp

Diretor-presidente da Sabesp desde janeiro de 2019. Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), é mestre em Hidrologia pela Stanford University e em Hidráulica pela USP, além de PhD em Recursos Hídricos por Stanford. É Presidente honorário do Conselho Mundial da Água (World Water Council – WWC), entidade que presidiu por duas gestões, de 2013 a 2018. Foi Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo de 2015 a 2018, Presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Hidrológico Internacional da Unesco, Presidente da Associação Internacional de Recursos Hídricos (International Water Resources Association – IWRA) e Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) da sua criação até 2009. Entre suas atividades docentes, foi professor da Escola Politécnica da USP, de 1980 a 2018.

Sílvio Luiz Giudice

Gerente de Engenharia da Diretoria de Engenharia e Obras do DAEE

Engenheiro Operacional pela FEOSP e Tecnólogo em Construção Civil – Modalidade Obras Hidráulicas – Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC / SP. Cursos de Especialização em Drenagem Urbana, Agrimensura, Ciências Ambientais e em Avaliações e Perícias de Engenharia. Foi Professor na área de Engenharia Sanitária do Departamento de Hidráulica e Saneamento Ambiental  e do Departamento de Transportes e Obras de Terra da FATEC-SP. Atuação nas áreas  de Hidrologia, Hidráulica,  Drenagem Urbana e Segurança de Barragens, desenvolvendo estudos técnicos, projetos e acompanhamento de obras para o Departamento de Águas e Energia Elétrica. Foi Diretor da Bacia do Alto Tietê e Baixada Santista – BAT , Assistente Técnico da Superintendência e atualmente é Gerente de Engenharia da Diretoria de Engenharia e Obras do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE.

José Augusto Rocha Mendes

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de São Carlos (1996), com MBA em Gestão de Projetos e Processos pela FATEC/SP (2018), especialização em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Unyleya (2018) e mestrado não concluído no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar (interrompido após qualificação, 2000). Atua profissionalmente nas áreas de Macrodrenagem, Gestão de Recursos Hídricos, Segurança de Barragens e Planejamento Urbano Integrado, desenvolvendo diversos estudos técnicos, projetos e acompanhamento de obras para o Departamento de Águas e Energia Elétrica. Também desenvolve atividades de treinamento e capacitação, tendo destaque a participação como palestrante em diversos simpósios nacionais e internacionais. Na área acadêmica, é professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento Ambiental da FATEC/SP tendo atuado também como professor de Planejamento Urbano no Curso Superior de Gestão Ambiental das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU; como professor substituto no Instituto Federal de Educação de São Paulo – IFSP na área de Construção Civil e Transportes e como professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da FEI/SP. Na Administração Pública foi Coordenador de Obras da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras e Diretor do Grupo Técnico de Informações da Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento.

Helio Rubens Figueiredo

Assessor da diretoria metropolitana da SABESP

Psicólogo, formado pela PUC/SP. Assessor da diretoria metropolitana da SABESP. Com especialização em “Saúde Pública e Saúde Mental” pela faculdade de Saúde Pública da USP. É coordenador do fórum de gestão socioambiental da diretoria metropolitana da SABESP. Atuou em vários órgãos municipais e estaduais ligados a diferentes políticas públicas como saúde, transportes, administração e desenvolvimento econômico.

Marcio Rea

Diretor-Presidente da EMAE

Graduado em Administração de Empresas, cursou extensão universitária na área de energia. Possui 35 anos de experiência no setor elétrico, ocupando diversos cargos executivos na área pública e em empresas de energia, dentre os quais se destacam: Assessor Especial do Ministério de Ciência e Tecnologia, Assessor da Diretoria Administrativa da CESP – Companhia Energética de São Paulo, Assessor da Diretoria Administrativa da CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, Membro do Conselho Consultivo e da Comissão de Ética da ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, Diretor Administrativo da CESP, Diretor Administrativo da Pirapora Energia S.A., Diretor Administrativo da EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A., Membro do Conselho Curador da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento, Membro do Conselho de Administração da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Membro do Conselho Fiscal da EMAE, Presidente do Conselho de Administração da Pirapora Energia S.A., Presidente do Conselho de Administração da EMAE, Secretário Adjunto da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Atualmente é Diretor-Presidente da EMAE, Diretor-Presidente da Pirapora Energia S.A., Membro do Conselho de Administração da EMAE e Membro do Conselho de Administração da Pirapora Energia S.A.

Marco Antonio Lopez Barros

52, Engenheiro Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós Graduação em Saneamento Básico pela Faculdade de Saúde Pública – USP, tem 29 anos de história profissional na Sabesp, grande parte dedicados à área de Operação e Manutenção de Sistemas de Distribuição de Água e Coleta de Esgotos. Como Superintendente da Unidade de Negócio de Produção de Água da Sabesp, esteve à frente da Unidade quando ocorreu a maior crise hídrica já registrada no Estado. Atualmente Superintendente de Gestão de Empreendimentos, responde pela implantação das Unidades Recuperadoras no Projeto Novo Pinheiros, além de obras de aumento da segurança hídrica.

E-mail: [email protected]

José Eduardo Bevilacqua

Profissional de química e de ciências ambientais formado pela USP/RP com larga experiência (28 anos) em gestão de recursos hídricos, saneamento ambiental, sistema de qualidade laboratorial, monitoramento e caracterização da qualidade de água e sedimento, material dragado, gerenciamento da qualidade ambiental, sistema de gestão ambiental, licenciamento ambiental, avaliação de impacto ambiental e sustentabilidade ambiental.
Participa de licenciamentos ambientais de obras de saneamento, abastecimento, dragagem, atividades portuárias e emissários submarinos no Estado de São Paulo.
Participa de grupos de trabalho para elaboração e revisão de resoluções do CONAMA/MMA e Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do CONAMA/MMA.
Tem o mestrado e o doutorado pela USP em qualidade ambiental, notadamente na caracterização de contaminantes em águas naturais e sedimentos.
Também tem experiência destacada no campo docente, como professor de nível superior em diversas escolas de São Paulo em nível de graduação e pós-graduação. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais relacionados a qualidade das águas e sedimentos no Estado de São Paulo.

Nivaldo Rodrigues da Costa Junior

Engenheiro Civil, graduado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e com Especialização em Engenharia de Saneamento Básico pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Tem 28 anos de experiência na Sabesp, com uma atuação pautada na eficiência operacional, com destaque para o abastecimento de água, controle de perdas, tratamento de esgoto e economia circular. Atualmente é superintendente da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da diretoria Metropolitana da Sabesp, sendo responsável pela operação de 39 estações de tratamento, que totalizam mais de 60% de todo o esgoto tratado pela companhia. A unidade da qual é líder também tem como desafios a implantação da economia circular nas estações de tratamento, com foco na produção de água de reuso e na busca de soluções para aproveitamento energético do lodo e biogás. Desde 2017 é membro do Conselho de Administração do Aquapolo Ambiental, o maior empreendimento de água de reuso da América do Sul e um dos maiores do mundo. Também é Diretor da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo.

Fernando José Moliterno

Assessor Especial para Captação de Negócios da Presidência da EMAE

Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI. Trabalha há 36 anos na Eletropaulo/EMAE atuando nas áreas de operação e manutenção de usinas hidroelétricas e termoelétricas. Exerceu os cargos de gerente de Departamento de Engenharia, gerente do Departamento de Meio Ambiente, assessor da Diretoria de Geração, assessor da Presidência e atualmente exerce o cargo de Assessor Especial para Captação de Negócios da Presidência. Desde 2002 participa de projetos para a melhoria da qualidade das águas do Rio Pinheiros.

Mediadores:

Paula Fernanda Morais Andrade Rodrigues

Coordenadora da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia

Mestre em Sustentabilidade (USP). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (USP). Bióloga (Mackenzie) e Engenheira Ambiental (UFSCar). Atua em meio ambiente, segurança ocupacional e perícia judicial prestando serviços nas áreas de licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, investigação e gerenciamento de áreas contaminadas e prevenção de incêndio. Consultora em Relatórios de Sustentabilidade. Atuou como pesquisadora nas áreas de energia, mitigação de emissões de gases do efeito estufa, eficiência energética, mudanças climáticas e economia ambiental para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ministrou aulas de Elementos Biológicos em Perícia Ambiental no IBAPE/SP. Coordena a Divisão de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia, do Instituto de Engenharia.

Mario Ernesto Humberg

Redator do estudo “Diretrizes para universalização do Saneamento no Brasil”, do Instituto de Engenharia, e secretário da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia

Formado em Química pela USP, com especialização em Química Industrial. Foi professor das escolas de engenharia Mauá, Oswaldo Cruz e Tecnologia de Barretos e atuou em indústrias do setor. Dirigiu a Revista Química e Derivados, derivando para a área jornalística, como diretor das revistas técnicas da Editora Abril, e depois do jornal Gazeta Mercantil. Dirigiu a área de Relações institucionais das empresas BASF e depois fundou sua empresa de consultoria, a CL-A Comunicações. Atua na preparação de papers, estudos e outros conteúdos sobre negócios, meio ambiente e informações sociais e econômicas. É também consultor e palestrante sobre Ética Organizacional e Gestão de Crises, com vários livros publicados. É atualmente coordenador Geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, e membro do Conselho de Economia Empresarial e Política – CEEP da FECOMERCIO SP.

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng.ª Paula Fernanda M. A. Rodrigues – Coordenadora da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos e Biotecnologia
Jornalista e Químico Mario Ernesto Humberg – Secretário da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos e Biotecnologia
Eng. Felipe Geribello Ferreira Cabral – Vice coordenador da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos e Biotecnologia