Impactos do Covid-19 no setor elétrico brasileiro

 

Assista abaixo à gravação:

 

+ Informações:

 

Abordagem:

  • Visão internacional;
  • Efeitos na demanda;
  • Efeitos nas tarifas;
  • Efeitos na operação – O papel das renováveis intermitentes;
  • Reflexões sobre o futuro.

 

Público-alvo:

Engenheiros, técnicos, estudantes e demais interessados.

 

Palestrantes:

Fernando Amaral de Almeida Prado Júnior

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1977), curso de especialização em Administração Contábil e Financeira – CEAG – FGV-SP (1987), mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Sistemas de Potência  pela Universidade de São Paulo (2006).

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em energia elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Geração Distribuída, Smart Grid, Mudanças Climáticas, Reestruturação Institucional, Tarifas, Avaliação de Risco e Regulação. Entre os cursos de especialização realizados cabem três destaques: Energy Management – Kytakyushu University (Japão, 1990/1991), Climate Change Science, Impacts and Responses- Imperial College (Londres, 2007) e Utility Regulation and Strategy no Public Utility Research Center – Warrington College of Business University of Florida (EUA, 2013).

Atualmente é professor de pós-graduação da Universidade de São Paulo. Desde 2002 ministra a disciplina PEA 5001 sobre Mudanças Climáticas e o Setor Elétrico Brasileiro; desde 2008 ministra a PEA 5831, Análise de Riscos no Setor Elétrico Brasileiro; desde 2014 ministra a PEA 5769, Regulação de Serviços Públicos. Todas no programa de pós-graduação em energia da Escola Politécnica da USP.

No período de 1997 à 2001 atuou na Comissão de Serviços Públicos de Energia do Estado de São Paulo, atuando como comissário chefe dessa instituição no período entre 1999 e 2001. Desde 2001 é sócio gerente da empresa Sinerconsult – Consultoria, Treinamento e Participações Ltda., onde atua como consultor de empresas e organizações como por exemplo: Grupo Pão de Açúcar, CPFL, Nestlé Brasil, Banco Mundial, Operador Nacional do Sistema Elétrico-ONS entre outras, além da coordenação e atuação em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico nacional.

Entre agosto de 2012 e agosto de 2013 atuou como Visiting Scholar no Public Utility Research Center – PURC do Warrington College of Business, na University of Florida, EUA. Publicou mais de 100 artigos em Congressos e revistas nacionais e internacionais e em capítulos de livros. Atua como membro de comitês editoriais e revisor técnico de diferentes revistas técnicas e Congressos, nacionais e internacionais.

Antonio Carlos Felício Lambertini

Graduado em Engenharia Civil em 1979 pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP, com especialização em Gerenciamento da Implantação de Empreendimentos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (1992), especialização em Análise de Risco pelo CDRA – Center for Disaster ad Risk Analysis – Colorado University (2002). É responsável pela coordenação em diversas fases de mais de 120 projetos multidisciplinares nas áreas de energia renovável de fonte hídrica, solar e biomassa, por diversos estudos de viabilidade (EVTEA) de empreendimentos nas áreas de energia, infraestrutura e indústria e também pela coordenação de diversos contratos de EPC – Engineering, Procurement and Construction para PCHs e CGHs.

 

Apoio Institucional:

 

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações

Eng. Antonio Carlos F. Lambertini – Coordenador da Divisão Técnica de Geração e Transmissão