Manifestações patológicas em revestimentos de fachadas

 

Assista abaixo à gravação:

 

+ Informações:

 

Abordagem:

Apresentar as principais manifestações patológicas em revestimentos de fachadas e suas causas geradoras. As principais recomendações de solução e tratamento e, por fim, recomendar ações que minimizem estas manifestações patológicas.

Público Alvo:

Engenheiros, Arquitetos e Peritos Avaliadores.

Palestrante:

Renato Sahade

Engenheiro Civil pela Universidade Paulista (UNIP) em 1993. Pós-graduação em Materiais de Construção pela Escola Politécnica da USP (1996). Mestre em Tecnologia de Construção de Edifícios pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), em 2005. Há 26 anos atua como consultor em Patologia de Concreto e Revestimentos. Professor de pós-graduação pelo INBEC/UNIP, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Educ.Eng/CREA-ES nas cadeiras de Vedações, Revestimentos e Sistemas de Recuperação. Palestrante por diversas instituições e in-company para construtoras. Autor de artigos técnicos junto à revista Téchne da Editora Pini e a AECweb e Coautor do Manual de Selantes para Fachadas elaborado pelo Consórcio Habitare/Caixa. Colunista do BlogdaLiga sobre Patologia das Construções, Engenharia Diagnóstica e Sistemas de Revestimentos (normas e inovações do setor), membro da Comissão de Norma CE-002:109.010 da ABNT/CB-002 – Comissão de Estudo de Placas Cerâmicas: Procedimento e Execução e Membro da Comissão de Norma CE 018:400.004 da ABNT/CB-002 – Comissão de Estudos de Argamassas de Assentamento e Revestimento e membro associado do Departamento Técnico de Patologia das Construções do Instituto de Engenharia (IE).

Moderador:

Ricardo Henrique de A. Imamura

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, 1977. Perito Judicial de diversas Varas Cíveis e da Fazenda no Estado de São Paulo, desde 1978. Dentre sua experiência como Perito Judicial, encontram-se a Elaboração de mais de 4.300 Laudos de Engenharia Legal de naturezas diversas. Membro Titular, Coordenador da Divisão de Avaliações e Perícias, Conselheiro e Perito Especialista da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia – São Paulo. Membro Fundador e Ex-Presidente da Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais – APPJ. Presidente da AELINS – Associação de Engenheiros de Lins – Lins/SP. Membro da CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem; Membro da ABCIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança; Membro da CAM-CCBC – Câmara de Comércio Brasil-Canadá; Membro da AMCHAM Brasil; Membro da CAMARB – Camara de Arbitragem Empresarial Brasil; Membro do FIDIC. Membro de diversas Associações em São Paulo. Ministra Cursos e Palestras e tem publicações técnicas diversas. Engenheiro pela Empresa Consultora Hidroservice – Engenharia de Projetos Ltda., de 1978 a 1989. Engenheiro pela S.A. Indústrias Votorantim, de 1989 a 1990; Assessor da Diretoria pela Empresa Consultora Matricial Projetos e Consultoria Ltda., de novembro de 1990 a 1991. Sócio Proprietário da R.H. Imamura Peritos Consultores e dos Advisors Committee.

Co-moderador:

Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, em 1980; pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP, em 2002; mestre em Habitação na área de Tecnologia das Edificações pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em 2007; membro docente de cursos de pós-graduação em Engenharia Diagnóstica em Edificações, Perícias de Engenharia e Avaliações em convênios com entidades diversas. Autor e coautor de livros e artigos técnicos sobre Engenharia Diagnóstica em Edificações, Inspeção Predial, Manutenção Predial, com premiação em alguns títulos; perito judicial militante na capital de São Paulo e sua região metropolitana, além de atuar como assistente técnico junto a renomados escritórios de advocacia na região Sul e Sudeste. É vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia e diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Engª. Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção

Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias