Ferrovias

Ferrovias

Projeto Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio do Instituto de Engenharia coordenado por Camil Eid e Plínio Assman.

Apresentação

O Papel da Engenharia

 
Estudos prospectivos sobre o futuro da agropecuária no mundo e no País apontam para a inovação tecnológica como condição essencial para a sustentabilidade da produção, diante das mudanças climáticas, demais impactos ambientais e esgotamento das terras mais férteis. Fechar essa conta com saldo positivo vai requerer muita engenharia para buscar soluções que garantam a segurança hídrica e o controle dos impactos ao meio ambiente, para não comprometer as gerações futuras.

Cumprindo seu compromisso de “promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade”, o Instituto de Engenharia se empenhou em discutir e desenvolver sua proposta técnica de Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio, que apresenta neste documento. Agora, trabalha para ver essa proposta concretizada em ações que, ao investir na ampliação de um transporte ferroviário moderno, com integrações hidroviárias e rodoviárias, viabilizem o escoamento eficiente da produção, com redução nos custos do transporte e no impacto socioambiental, para que o Brasil possa atender ao aumento de demanda que o futuro lhe reserva.

Patrocine mais este projeto do Instituto!

Saiba sobre os próximos passos do projeto

Relatório do Projeto

Sumário do Projeto

Equipe do projeto

Presidente do Instituto de Engenharia
Eduardo Lafraia

Coordenadores
Camil Eid e Plinio Oswaldo Assmann

Relator
Jorge Hori

Membros
Antonio Maria Claret Reis de Andrade, Carlos Antonio Rossi Rosa,
Edson José Machado, Jean Pejo (Alap), João Batista Crestana (Secovi),
João Ernesto Figueiredo, José Olímpio Dias de Faria, Moacyr Servilha Duarte,
Ricardo Kenzo Motomatsu (FEI), Vicente Abate (Abifer),
Victor Brecheret Filho, Wellington de Aquino Sarmento

Expositores/convidados
André Dabus (Marsh), Bernardo Fiqueiredo (consultor), Edeon Vaz Ferreira
(Aprosoja), Evaristo Miranda (Embrapa), Liedi Bariani Bernucci (EPUSP),
Luís Henrique T. Baldez (Anut), Luiz Antonio Fayet (CNA), Miguel Bucalem
(USPCIDADES), Paschoal Mário (DNIT), Roberto Rodrigues (FGV),
Rodrigo Villaça (CNT), Silvio Crestana (Embrapa)

Sobre o IE

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.

X