Porto offshore do Pará: O porto de águas profundas para o Arco Amazônico

Assista abaixo à gravação do evento: 

+ Informações:

A identificação de áreas com grande potencial para implantação de novos empreendimentos portuários é um grande avanço no setor de infraestrutura de transportes no Brasil. Ela, denota a intenção do setor público (governo) de estruturar a cadeia logística e, hoje, apresenta grandes rugosidades, ineficiências e inúmeros afunilamentos.

O sítio portuário escolhido se materializa com a implantação de um porto localizado no Estado do Pará com as características necessárias para um porto concentrador de cargas (hub port), que viabiliza empreendimentos estratégicos para desobstruir os corredores Centro-Norte e Norte de Transportes.

Vale ressaltar que, investimentos em áreas consideradas estratégicas, como o porto proposto, além de terem seu retorno garantido em médio prazo devido a elevada pressão da demanda reprimida em infraestrutura do setor de transporte, proporcionará outros benefícios de difícil mensuração como, por exemplo: os sociais, ambientais e econômicos diretos e indiretos a vastas regiões do Brasil, e não somente a Amazônia que por si só já viabilizaria o empreendimento no porto em questão.

A seguir, demonstra-se a importância do empreendimento portuário proposto para o Estado do Pará e o que seus terminais representam para a economia do continente sul americano. Essa proposta, foi concebida segundo as necessidades de um porto concentrador de cargas com características de múltiplo uso e terminais especializados com os principais perfis vocacionais das cargas movimentadas no norte do Estado do Pará e do Brasil.

Público-alvo:

Engenheiros, estudantes de engenharia e interessados em geral.

Palestrantes:

Hito Braga de Morais – Diretor Adjunto do Instituto de Tecnologia da UFPA

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará, especialização em Engenharia Naval pela UFRJ/UFPA, mestrado em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ, doutorado em Engenharia Oceânica COPPE/UFRJ e pós- doutorado pela Universidade de Southampton na Inglaterra.

Fundador do curso de graduação em Engenharia Naval da UFPA. Atualmente, é diretor adjunto do Instituto de Tecnologia da UFPA, professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Projetos de Embarcações, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de embarcação de passageiros, hidrovias, portos e transporte Aquaviário.

Nelci de Jesus Barbosa Margalho – Diretor Regional do IE em Belém/Pará

Graduado em engenharia civil pela Universidade Federal do Pará-UFPA, especialização em Engenharia de Equipamentos, especialização em Montagem Industrial pelo Centro de Ensino da PETROBRAS,/RJ, especialização em Engenharia Naval pela COPPE/RJ, Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC/RJ, especialização em Gerenciamento de Projetos nos critérios do Project Management Institute-PMI, apto para o exame para obter as certificações Project Management Professional (PMP/PMI) e capacitação em SCRUM para certificação como Professional Scrum Master (PSM/Scrum.org).

Atuou por 27 anos na PETROBRAS onde exerceu funções técnicas e gerenciais, dentre as quais: planejamento, controle e fiscalização de obras de construção civil e montagem industrial: terminais/oleodutos e refinarias, gerenciou os setores de manutenção, de inspeção de equipamentos, de reparos navais e de segurança industrial.

Coordenou a implantação da qualidade total na refinaria de Manaus, foi membro/coordenador de equipes de desenvolvimento e gestão de projetos na PETROBRAS e atuou como assessor de informática do gabinete do secretário municipal de transporte do município de São Paulo/SP.

No setor privado, atuou como engenheiro de planejamento e controle de projetos de construção civil e montagem industrial. É membro do Instituto de Engenharia e exerce as funções de Diretor Regional de Belém/Pará.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Jean Carlos Pejo – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística

Eng. José Wagner Leite Ferreira – Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.