Conversando sobre Desapropriação

Assista abaixo à gravação:

 

+ Informações:

Abordagem:

  • Apresentar Procedimentos dos Processos de Desapropriação;
  • O papel do PJ e AT nas Desapropriações;
  • Vistorias;
  • Metodologias e tipos de Laudos;
  • Legislação de Uso e Parcelamento do Solo;
  • Procedimentos Periciais, Método Involutivo;
  • Apresentação de casos.

Público-alvo:

Engenheiros e Arquitetos, Peritos e Assistentes Técnicos.

Palestrantes:

Prof. Dr. José Fiker

Assessor Especial da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Doutor em Semiótica e Linguística Geral (com ênfase em Laudos. Foi fundador e primeiro presidente da Câmara de Valores do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, perito dos Tribunais de Alçada e Justiça. Coordenador da Divisão de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, graduado em português, latim e linguística, Assessor Jurídico da Diretoria do IBAPE Nacional e vice-presidente do IBAPE- SP. É Diretor Presidente da EMBRAVAL – Empresa Brasileira de Avaliações S/C Ltda.
É autor dos livros Manual de Redação de Laudos, Avaliação de Imóveis Urbanos e A Perícia Judicial (este último em coautoria com o Eng. Joaquim da Rocha Medeiros), Manual Prático de Avaliações e Perícias de Engenharia, todos da Editora Pini. Manual Prático de Direito das Construções, Linguagem do Laudo Pericial, Perícias e Avaliações Fundamentos Práticos e Contestação na Perícia Judicial todos da Editora Leud – Livraria Editora Universitária de Direito. O livro Linguagem do Laudo Pericial é originário da tese de Doutorado e do Melhor Trabalho do ano em colaboração com a classe do Instituto de Engenharia de 2004 e 2011, Medalha de Ouro. Advogado formado pela USP. Já deu aula nas principais entidades ligadas a avaliações e perícias em todo o Brasil.

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto

Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, em 1980; pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP, em 2002; mestre em Habitação na área de Tecnologia das Edificações pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em 2007; membro docente de cursos de pós-graduação em Engenharia Diagnóstica em Edificações, Perícias de Engenharia e Avaliações em convênios com entidades diversas. Autor e coautor de livros e artigos técnicos sobre Engenharia Diagnóstica em Edificações, Inspeção Predial, Manutenção Predial, com premiação em alguns títulos; perito judicial militante na capital de São Paulo e sua região metropolitana, além de atuar como assistente técnico junto a renomados escritórios de advocacia na região Sul e Sudeste. É Vice-Presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia e diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.

Eng.ª Débora Marinello

Diretora do Departamento de Engenharia de Produção

Engenheira Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Técnica em Edificações – Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Pós-graduada pelo IDD/SP, sendo Especialista em “Patologia nas Obras Civis”. Pós-graduada em Gerenciamento de Operações na Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Aperfeiçoamento em Avaliações de Imóveis Urbanos e Rurais e Avaliação de Aluguéis pelo IBAPE-SP. Atua na área da Engenharia Diagnóstica realizando vistorias, inspeções prediais, auditorias, perícias e consultorias técnicas de edificações para Condomínios residenciais e comerciais, Construtoras e Incorporadoras e também na área de Avaliações de Imóveis residenciais e comerciais. Assistente técnica junto a escritórios de advocacia e empresas de Engenharia. No Instituto de Engenharia, atualmente está como Diretora do Departamento de Engenharia de Produção e membro das Divisões Técnicas de Avaliações e Perícias e Patologia das Construções. Sócia na empresa J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações Ltda.

Eng. Paulo Palmieri Magri

Membro da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e Diretor de Cursos do IBAPE-SP

Engenheiro Civil, sspecialista em avaliações, perícias de engenharia e grafoscópicas. Sócio fundador da PPM Engenharia e Comércio Ltda. Perito Judicial em Avaliações e Perícias de Engenharia Civil, Segurança do Trabalho, Segurança contra Incêndios e Grafoscópicas de diversas Varas na capital e interior. Professor titular de Perícia Grafoscópica do IBAPE/SP. Membro titular do Instituto de Engenharia/SP. Membro titular do IBAPE/SP. Diretor do IBAPE/SP – gestão 20/21, Membro da Câmara de Perícias ambientais do IBAPE /SP. Membro Titular do Instituto de Engenharia. Membro fundador da APPJ – Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais. Engenheiro Civil (Escola de Engenharia Mauá), Engenheiro de Segurança do Trabalho (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Administrador Industrial (Universidade de São Paulo), Mediação e Arbitragem (Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem), Mestre pelo IPT-SP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo) com tese em “Tecnologia da Construção de Edifícios”.

Eng. Jonas Mattos

Membro da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Engenheiro civil, formado pela Faculdade de Engenharia São Paulo, tendo como áreas de atuação profissional: Engenharia Legal; Aprovações Edilícias; Perícias Judiciais e Extrajudiciais. Professor Universitário desde 1987, membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de São Paulo – IBAPE/SP, do Instituto de Engenharia, do Comitê de Construção Civil CE-02:012-01 – Comissão de Estudo de Periciais de Engenharia na Construção Civil – Revisão da NBR 13752 e professor Convidado na Universidade SECOVI, no Curso de Parcelamento do Solo, desde 1999.

Eng. Horácio Tanze Filho

Membro da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Engenheiro Civil, Sanitarista e Ambientalista. Curso Intensivo de Engenharia de Avaliações e Perícias. Tendo participado desde o tempo estudantil, até os atuais, inclusive como coordenador, de vários encontros profissionais, em auditórios da Cetesb, Engenharia Mauá, e outros locais, tendo ministrado palestras e aulas para a Escola de Engenharia Mauá e FAAP, em associações de lojistas de shopping center, lojistas de Rua e de Bairro, Shopping Center Eldorado e outros, além de elaborado matérias para revistas próprias e livros, sobre laudos em ações renovatórias e revisionais. É membro titular do IBAPE, tendo trabalhado na CAJUFA e indicado para as Comissões da Fazenda Pública para Desapropriação como do Moinho Velho, Mini Anel Viário Indicado, Prolongamento Roberto Marinho, Rodo Anel, Rodo Anel Guarulhos entre outras. Trabalha nestes últimos 37 anos como perito Judicial na área de Engenharia junto à diversas Varas da Capital (Regionais e Central), Grande São Paulo e outras localidades. Atua na Área Ambiental e Engenharia de Custos e Recomposição de Reequilíbrio Econômico-Financeiro de Contratos de Obras de Engenharia, em Diversos Laudos ao Longo dos Anos.

Moderadores:

Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura

Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, 1977. Engenheiro pela Empresa Consultora Hidroservice – Engenharia de Projetos Ltda.; Engenheiro pela S.A. Indústrias Votorantim; Assessor da Diretoria pela Empresa Consultora Matricial Projetos e Consultoria Ltda.. Sócio Proprietário da R.H. Imamura Peritos Consultores e da Advisors Committee. Perito Judicial de diversas Varas Cíveis e da Fazenda no Estado de São Paulo, desde 1978. Dentre sua experiência como Perito Judicial, encontram-se a Elaboração de mais de 4.300 Laudos de Engenharia Legal de naturezas diversas, se ressaltando Desapropriações e
Engenharia Econômica e Reequilíbrio Econômico-Financeiro de Contratos de Obras de Engenharia. Membro Titular, coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias, vice-coordenador da Divisão Técnica de Compliance, conselheiro e perito Especialista da CMA do Instituto de Engenharia – São Paulo. Membro Fundador e Ex-Presidente da Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais – APPJ. Presidente da AELINS – Associação de Engenheiros de Lins – Lins/SP. Membro da CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem; Membro da ABCIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança; Membro da CAM-CCBC – Câmara de Comércio Brasil-Canadá; Membro da Amcham Brasil; Membro da CAMARB – Camara de Arbitragem Empresarial Brasil; Membro do FIDIC. Membro de diversas Associações em São Paulo. Ministra Cursos e Palestras e tem publicações técnicas diversas.

Eng.ª Miriana Marques

Vice-Presidente de Assuntos Internos e Vice-Coordenadora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Formada em Engenharia Civil pela FAAP, foi professora universitária de Maciços e Obras de Terras, Transportes e Mecânica dos Solos na mesma faculdade. Com 20 anos de atuação profissional dedicada à área de Avaliações e Perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, rurais e industriais, é responsável técnica pela área de Avaliações e Perícias da Marques & Marques Engenharia e assistente técnica do Metrô e da Dersa. No Instituto de Engenharia, é vice-presidente de Assuntos Internos, vice-coordenadora da Divisão Técnica de Informática e da Divisão de Avaliações e Perícias, membro do Conselho Consultivo e da Câmara de Mediação e Arbitragem. Foi laureada com o Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados” e “Calçadas”, pela mesma instituição.

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção
Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias