IE Talks: Estruturas tarifárias com subsídios cruzadas internos em serviços de água e esgoto

Assista abaixo à gravação do evento:

+ Informações: 

Experiências e Desafios: Um papo com Diretores Regionais.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes e demais interessados.

Palestrante:

Miguel Fernández i Fernández – Diretor do Instituto de Engenharia para o Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ),  especialização em engenharia hidráulica e saneamento, pós-graduação pelo Instituto de Hidrologia de Madrid. Possui experiência em projetos de saneamento, tendo atuado no Brasil, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Arábia Saudita, Argentina, Angola, Líbia, Paraguai e Rep.Dominicana. Fundou as empresas AQUACON e HIDROQUÍMICA Enga. e Laboratóriso Ltda. Atuou na Montreal Engenharia S.A., Encibra S.A. Engenheiros Consultores, Sabesp, IESA, Tecnosolo, Engeconsult, DHI – Danish Hidraulic Institute e como consultor na ANA – Agencia Nacional de Águas. Conselheiro por diversos mandatos na ABES Associação Brasileira de Engª. Sanitária e Ambiental, do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, é filiado à AWWA (American Water Works Association) desde 1972. Foi bolsista do USIS – United States Information Service e professor de Hidráulica no curso de Engenharia Civil da PUC-Rio. Co-autor da 8ª edição do livro MANUAL DE HIDRÁULICA, Azevedo e Fernández e autor da 9ª edição. Autor de diversos artigos, trabalhos e apostilas técnicas e crônicas publicadas a maioria sobre “causos” e folclore da engenharia e dos engenheiros. Miguel é o Diretor do Instituto de Engenharia para o Estado do Rio de Janeiro.

Convidado:

Vinicius Caruso – Bacharel em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharel em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em recursos hídricos/hidráulica, na FEC-UNICAMP. Atuou participando das obras de duplicação da Rod. Régis Bittencourt (BR-116) no trecho da Serra do Cafezal e da transposição da Bacia do Rio Itapanhaú para o Sistema Produtor Alto Tietê. É associado do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) onde coordenou o concurso técnico “Ousadia” e do “Seminário sobre o Ensino de Eng. Civil”. Foi membro da delegação brasileira da “The Youth Assembly 2018 Winter”, realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, EUA. Atua em engenharia consultiva e de projetos, no saneamento básico (água, esgotos e drenagem urbana) e em obras hidráulicas e é o coordenador do Comitê Técnico (CT) IBRACON de Aplicações do Concreto para Obras de Saneamento Básico. No Instituto de Engenharia (IE), foi assessor da Vice-Presidência de Relações Externas, assessor da Divisão de Estruturas e é integrante no Comitê de Indicadores Econômicos e Tecnológicos do Movimento “Brasil Construção 4.0”, iniciativa conjunta do IE com a ABEMI, o SINICON e a Deloitte.

Realização:

Eng. Ricardo Kenzo Motomatsu – Vice-Presidente de Relações Externas

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.