Diretorias Regionais

Time de Diretores Regionais – Brasil 

Diretor Regional de Curitiba (PR): 

Bernardo Levino

Engenheiro eletricista pela Faculdade de Engenharia de São Paulo (FESP). Na Infraero já foi superintendente regional do Sudeste, assessor do Presidente, gerente regional de Telecomunicações e gerente de Tecnologia da Informação. Também atuou como engenheiro de Projetos na Camargo Corrêa Infra, diretor de Telecomunicações da Associação de Engenheiros de Guarulhos e conselheiro da Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas (ABEE). Foi professor de Eletrônica e Telecomunicações da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

 

Diretor Regional de Salvador (BA): 

Carlos Alberto Stagliorio

Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). É diretor-presidente da Stagliorio Engenharia Ltda., já atuou como engenheiro e chefe de Inspeção de Equipamentos e de Caldeiraria e Tubulações da REPLAN – PETROBRAS, e professor de Metalurgia na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Diretor Regional de Fortaleza (CE): 

Lawton Parente de Oliveira

Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 1998. É professor da pós-graduação da Unifor, do curso de Gerenciamento de Obra, e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará. Foi perito e diretor técnico do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Ceará, responsável técnico da Construtora ENGETERRA Ltda., e consultor técnico de Engenharia Diagnóstica.

 

Diretor Regional de Belo Horizonte (MG): 

Marcelo Geraldo Batista

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1998. Atua na área de gerência de Pesquisa e Tecnologia da Informação na BHTRANS – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A. Onde também trabalhou nas áreas de Auditoria da Qualidade dos Transportes e Contratos de Concessão e Tarifas.

 

Diretor Regional do Rio de Janeiro (RJ):

Miguel Fernández y Fernández

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Engenharia Hidráulica e Saneamento. Com uma extensa carreira, passou por empresas como Montreal Engenharia, Sabesp, Internacional de Engenharia S.A (IESA), Tecnosolo, Vema, Engeconsult e atualmente está na AQUACON Engenharia e Controle de Qualidade.

 

Diretor Regional de Belém (PA): 

Nelci de Jesus B. Margalho

Engenheiro civil e Engenheiro naval pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com pós-graduação em Engenharia de Equipamentos e de Segurança do trabalho. Foi engenheiro da Petrobrás, da Gás Natural Consultoria e Projetos, da São Paulo Transportes S/A, da Edific Engenharia e Projetos, da IMC Saste Construções, Serviços e Comércio, da AGF Engenharia Ltda., e da ACV Tecline Engenharia Ltda.

 

Diretor Regional de Brasília (DF): 

Wellington Sarmento

Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Possui experiência de mais de 55 anos em Transporte Ferroviário de Carga e de Passageiros, Metrôs, VLT, Integração Intermodal, Logística, Planejamento estratégico, Projeto, Implantação e Operação de Empreendimentos Ferroviários. Atuou como mentor/coordenador na concepção e modelagem para implementação do Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias (INPF) e na Rede Ferroviária Federal – RFFSA. Atualmente é coordenador geral do Consórcio STE/FALCONI, em contrato com a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária – DIF do DNIT, em Brasília.

 

Time de Diretores Regionais – No Exterior

 

Diretora Regional de Londres (UK):

Ana Flávia Celino

Engenheira Civil pelo Centro Universitário FEI, em 2018. Na SIEMENS já atuou nas áreas de Gerenciamento de Demandas, Costumer Service Sales, Projetos Civis e Consultancy Service Engineer.

 

 

Diretor Regional de Washington (USA):

Cícero Salles

Engenheiro Civil pela University of Maryland (Maryland/EUA). Já foi coordenador de Projetos na ARTESP e Planservi e gerente de Obras na implantação de grandes projetos, como National Harbor. Atualmente trabalha nos EUA como gerente de Estudos de Tráfego e Segurança no Condado de Prince George’s County, Maryland.

 

Diretor Regional de Estocolmo (SWE):

Felipe Salgado

Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi consultor de Sustentabilidade na Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e na Apoena Sustentável Consultoria, presidente da Câmara Temática de Mobilidade Sustentável do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e coordenador de Sustentabilidade e de Operações na Ipiranga Produtos de Petróleo S.A.

 

Diretor Regional de Lisboa (PT):

José Antonio Felix Filho

Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Possui mais de 40 de experiência na gestão de riscos ambientais e sociais. Atualmente colabora com o Centro Internacional para Energia Hidrelétrica sediado na Noruega e em cursos especializados na América Latina.

 

 

Diretora Regional de Dublin (Irlanda):

 

Ludmila Pereira dos Santos

Engenheira Civil graduada no Centro Universitário da FEI. Especialização em Automação Industrial. Mestrado em Análise de Dados pela Escola de Negócios de Dublin (Irlanda). No mestrado foram aplicadas técnicas e ferramentas inovadoras nas tecnologias de serviços. Especialização em análise de dados, negócios e vendas consultivas. Atuou em soluções integradas, realizando projetos no setor de STARTUPS, nas áreas de produtos, projetos, finanças, vendas de soluções, rede “client server”.

 

Diretor Regional de Vancouver (Canadá):

Pedro Ventura

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), turma de 2008. É Contracts Manager Latam da projetista naval Robert Allan Ltd. desde 2015 e é Managing Partner da Aeolus Consulting, consultoria focada em projetos de infraestrutura, ambas baseadas em Vancouver-BC, Canadá. Atuou como coordenador de Engenharia na Hidrovias do Brasil até 2015 e como engenheiro de Projetos na Promon Engenharia até 2010.

 

Diretora Regional de Copenhague (Dinamarca):

Rafaela Fernandes

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Doutorado em Geotecnia pela UERJ (2020). Mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017). Membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, desde 2006. Membro da International Geosynthetics Society (IGS) desde 2014. Membro do Comitê Brasileiro de Barragens, desde 2017; É membro do Conselho Fiscal (2020-Atual). Membro da International Association for Geothics (IAPG) desde 2017. Professora universitária, diretora de Meio Ambiente no Instituto Brasil e Coordenadora de cursos de pós-graduação em geotecnia. Empresária, consultora e engenheira Geotécnica em diversos projetos, construção e operação de barragens, com vasta experiência na elaboração de PAE e PSB. Autora dos livros: “Manual para Elaboração de PAE”, “Dicionário Geotécnico de Barragens”, “Panorama Geotécnico das Rupturas de Barragens e Gestão de Risco”, “Mulheres na Engenharia – Lugar de Mulher é onde ela Quiser”.

 

Diretor Regional de Tóquio (Japão): 

 

Sideney Antunes Schreiner Júnior

Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UNB-DF), turma de 2002. Possui ampla experiência na modelagem de demanda de transportes e na microssimulação de tráfego com diversas publicações técnicas e acadêmicas na área, além de projetos desenvolvidos em todo o Brasil, América Central, Europa, África e Ásia. Atua profissionalmente nas áreas de Engenharia de Tráfego, Planejamento de Transportes e Logística Urbana na EWS Engenharia de Transportes (São Paulo) e na Takumi CO., LTD (Tóquio). Atua como consultor para o Banco Mundial em projetos de resiliência de infraestrutura de transportes e mitigação de impactos das mudanças climáticas na mobilidade urbana.