Diretrizes para o Saneamento – Como chegar à Universalização

 

Assista abaixo à gravação:

 

 

+ INFORMAÇÕES: 

Abordagem:

Este evento faz parte de uma série de webinars cujo intuito é discutir como transformar as medidas do novo Marco Legal do Saneamento em realidade, eliminando o déficit negativo que o País tem hoje nos quatro aspectos: distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação do lixo e drenagem urbana.

Os webinars do Instituto de Engenharia irão abordar, dentro da especialidade de cada palestrante, os meios financeiros, legais, políticos e técnicos, e as dificuldades para se chegar à universalização do saneamento no Brasil.

Nosso estudo Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil, publicado pelo Instituto de Engenharia, servirá de base para a formulação de perguntas, pelos moderadores, aos palestrantes convidados.

Público-alvo:

Profissionais ligados à área de saneamento e interessados no tema.

Abertura:

Eduardo Lafraia
Presidente Instituto de Engenharia

Palestrantes:

Oscar Cordeiro Netto
(Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), em 1978, mestrado/DEA em Técnicas e Gestão do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées da França, em 1989, e doutorado em Ciências e Técnicas Ambientais, também pela École Nationale des Ponts et Chaussées, em 1995. É professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB. Foi diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no período de 2004 a 2008, e presidente da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos, no biênio de 2002-2003. Foi membro do TEC/GWP (Technical Committee of the Global Water Partnership). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, planejamento no uso de recursos hídricos, processos de auxílio à decisão e avaliação de políticas públicas. Desde 2018 é diretor da Área de Regulação da ANA.

Percy Soares Neto
(Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto – ABCON)

Diretor executivo da ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto e do SINDCON – Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto. É especialista em Economia do Meio Ambiente pela Universidade de Alcalá de Henares, com mestrado na UFRGS. Trabalhou também como coordenador da rede de recursos hídricos da Indústria da CNI e no Ministério do Meio Ambiente. Autor do livro “Construindo a Segurança Hídrica”, lançado em 2018.

Caio Carmona Cesar Portugal
(Associação das Empresas de Loteamento Urbano – AELO)

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua na área de loteamentos há mais de 30 anos pela GP Desenvolvimento Urbano, empresa loteadora com mais de 68 empreendimentos realizados. É presidente da AELO (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano) desde 2011. Também é vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) desde 2005, e presidente do Conselho Gestor da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo na atual gestão do governo do Estado.

Moderadores:

Paula Fernanda Morais Andrade Rodrigues
(Coordenadora da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia do Instituto de Engenharia)

Mestre em Sustentabilidade e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), bióloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e engenheira Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua em meio ambiente, segurança ocupacional e perícia judicial prestando serviços nas áreas de licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, investigação e gerenciamento de áreas contaminadas e prevenção de incêndio. Consultora em Relatórios de Sustentabilidade. Atuou como pesquisadora nas áreas de energia, mitigação de emissões de gases do efeito estufa, eficiência energética, mudanças climáticas e economia ambiental para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ministrou aulas de Elementos Biológicos em Perícia Ambiental no IBAPE/SP. Coordena a Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia do Instituto de Engenharia.

Mario Ernesto Humberg
(Redator do estudo Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil)

Formado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Química Industrial. Foi professor das escolas de Engenharia Mauá, Oswaldo Cruz e Tecnologia de Barretos e atuou em indústrias do setor. Dirigiu a Revista Química e Derivados, passando para a área Jornalística, como diretor das revistas técnicas da Editora Abril, e depois do jornal Gazeta Mercantil. Dirigiu a área de Relações Institucionais das empresas BASF e após fundou sua empresa de consultoria, a CL-A Comunicações. Atua na preparação de papers, estudos e outros conteúdos sobre negócios, meio ambiente e informações sociais e econômicas. É também consultor e palestrante sobre Ética Organizacional e Gestão de Crises, com vários livros publicados. É atualmente coordenador Geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, e membro do Conselho de Economia Empresarial e Política – CEEP da Fecomercio-SP

Apoio:

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura

Eng.ª Paula Fernanda M. A. Rodrigues – Coordenadora da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos e Biotecnologia