Institucional

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil.

Em sua sede, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do país.

Meios de comunicação
Sem fronteiras geográficas, vários eventos podem ser assistidos por associados e não associados por meio de transmissão ao vivo, via internet, pela TVEngenharia.

A participação nos eventos não se restringe apenas aos engenheiros. Profissionais de nível superior em geral e estudantes de engenharia também podem usufruir dessa troca de conhecimentos.

De olho na globalização, a instituição possui meios de comunicação impressos e digitais, como o website, a newsletter semanal, e a Revista Engenharia e o Jornal do Instituto de Engenharia, distribuídos gratuitamente para os associados, que trazem artigos técnicos, entrevistas e matérias com dicas culturais, entre outros assuntos.

Corpo Técnico
Constituído por um quadro associativo especializado e 28 divisões técnicas, o Instituto de Engenharia dirige diversas ações para a comunidade em geral, órgãos públicos, organizações não-governamentais e empresas de vários ramos de atividade.

Essa prestação de serviços é feita por meio de visitas técnicas, Mesas Redondas e fóruns sobre problemas de interesse público, de análise e manifestação sobre políticas, de programas e ações governamentais e da elaboração de estudos, pareceres técnicos e propostas para o poder público e iniciativa privada.

Lazer
Visando a qualidade de vida de seus associados, o Acampamento dos Engenheiros possui uma área de 25 alqueires às margens da Represa Billings.

O terreno foi doado, na década de 30, pela antiga Light. Como centro social e de lazer, possui instalações modernas que incluem restaurante, piscinas, hípica, espaço náutico, trilhas, campos de futebol e quadras de tênis, futebol de salão e poliesportiva, entre outros espaços.