outubro, 2021

2021qua13out14:0015:30Passado, Presente e Futuro da Amazônia – 105 anos do IE14:00 - 15:30 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Amazônia e Bioeconomia,Geral,Palestras

Detalhes do evento

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Como parte das comemorações dos 105 anos do Instituto de Engenharia, realizaremos, de 13 a 15 de outubro, uma série de palestras sobre os cadernos especiais.

Dia 13 é uma vez do tema ” Amazônia e Bioeconomia – Sustentada em Ciência, Tecnologia e Inovação “.

O tema traz para discussão as oportunidades e desafios do Brasil na Bioeconomia e as mudanças climáticas, áreas em que já existem exemplos de sucesso, agrupamento da colaboração entre instituições, governo e iniciativa privada. O País precisa investir mais em Educação, Ciência e Tecnologia e oferecer um ambiente de negócios estável e internacionalmente competitiva, para poder se apropriar de seu mais significativo diferencial: ter a biodiversidade do planeta, parte menciona dela, na Amazônia.

Palestrantes:

Alexandre Silva Saraiva

É Delegado de Polícia Federal, Doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia no PPGCASA da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pós-graduado em Gestão de Organizações de Segurança Pública pelo Instituto de Pesquisas do Rio de Janeiro – Universidade Cândido Mendes e Escola de Políticas Públicas e Governo e graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenador da Comissão Estadual de Segurança nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis ​​no Estado do Amazonas (Cesportos / AM). Foi também, por dez anos, Superintendente Regional da Polícia Federal nos Estados de Roraima, Maranhão e Amazonas. Faz parte do rol de professores da Academia Nacional de Polícia (PF) na disciplina Crimes Ambientais. Coordenou diversas operações da PF entre as quais se destacam: Oxóssi, Iscariotes, Euterpe, Arquimedes e Handroanthus.

Carlos Nobre

Cientista, pesquisador e professor, Nobre é referência de pesquisa em meio ambiente, em especial em florestas tropicais, como a Amazônia. Teve participação importante no relatório de mudanças climáticas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, doutorado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, atualmente é pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), e coordena o projeto Amazônia 4.0, iniciativa destinada a transformar a floresta em um centro tecnológico e de empreendedorismo sustentável.

 

 

Márcio Souza

É romancista, dramaturgo, ensaísta, contista e diretor de cinema. É membro da Academia Amazonense de Letras, foi professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth. Sua obra se destaca pela busca constante em desvendar a Amazônia. Autor de vários livros, entre eles Mad Maria, Galvez Imperador do Acre e sua obra mais recente História da Amazônia: Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI.

Moderador:

Eng. George Paulus

Coordena o Grupo de Trabalho “Amazonia e Bioeconomia” e é Conselheiro do Instituto de Engenharia.

 

 

Faça já sua inscrição para esta e as demais palestras:

A Importância da Navegação na Matriz de Transporte
5G
Governança Metropolitana dos Transportes

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea / CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quarta-feira) 14:00 - 15:30

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X