outubro, 2021

2021qui14out10:3012:00Governança Metropolitana dos Transportes - 105 anos IE10:30 - 12:00 Evento on-line Organizador: Departamento Desenvolvimento Urbano e Regional / Divisão Técnica Mobilidade e Logística Urbana / Divisão Técnica Urbanização Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Como parte das comemorações dos 105 anos do Instituto de Engenharia, realizaremos, de 13 a 15 de outubro, uma série de palestras sobre os cadernos especiais.

Dia 14 é uma vez do tema Governança Metropolitana dos Transportes .

Abordagem:

Milhões de viagens realizadas todos os dias, com origem / destino em um dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Milhões de passageiros transportados num dos maiores aglomerados urbanos do mundo, em que cada cidade e o Estado têm sistemas distintos de transportes. Um sistema em que convivem ônibus urbanos e intermunicipais, trens e metrô, que compartilham ruas e avenidas com uma frota gigantesca de veículos leves e pesados, sem contar ciclistas e pedestres. Como organizar esse cenário de forma a garantir, no futuro, uma mobilidade de qualidade em toda a Região?

Fechar essa conta com saldo positivo vai depender de muita Engenharia, para buscar soluções coordenadas e integradoras que suceder a circulação de todos os componentes dessa equação, sem os atuais desencontros de planejamento e gestão que explodem em transporte público ineficiente, todos percorrer de milhas de congestionamentos os dias, acidentes, problemas logísticos e tarifários.

Cumprindo seu compromisso de “promover a Engenharia em desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade”, o Instituto de Engenharia se empenhou em discutir e desenvolver sua proposta técnica de Governança Metropolitana dos Transportes, que apresenta neste documento. São engenheiros exercendo uma cidadania para propor uma gestão de transportes para a Região Metropolitana como um todo, que garanta o direito de ir e vir com dignidade para milhões de pessoas.

Público-alvo:

Projetistas, Construtoras, Escolas de Engenharia, Engenheiros, Arquitetos e Estudantes.

 

Conheça os participantes:

Alberto Epifani – Coordenador da DT. de urbanização

Arquiteto e Urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com cursos de especialização em Transporte Coletivo por Ônibus, Movimentos Sociais Urbanos e Urbanização e Treinamento Básico de Administração – TBA. Na Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ, atuou como Analista de Projetos, Coordenador de Monitoração do Sistema de Transporte Público de Passageiros e de Pesquisas Operacionais, da Diretoria de Planejamento, Chefe de Departamento do Sistema Operacional, Gerente do Sistema de Transporte, Chefe da Assessoria para Integração do Sistema Metropolitano, Gerente de Planejamento e Integração de Transporte Metropolitano e Diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos. Diretor de Planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Flamínio Fichmann – Coordenador da DT. de Mobilidade e Logística Urbana

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie com especialização na FGV. Trabalhou na administração pública por 14 anos (CET e EMTU / SP). Atua como consultor há 28 anos, sócio e diretor da Projeto 34 – Arquitetura e Engenharia, empresa que executou inúmeros planos e projetos no Brasil e exterior, de rodovias, BRTs, metrôs, trens e atividades relacionadas a mobilidade urbana junto para órgãos públicos e empresas particulares. É Coordenador da Divisão Técnica de Transporte Metropolitano do IE e Diretor de Mobilidade da Associação Brasileira de Veículos Elétricos – ABVE. Foi consultor da Socicam e do INST – Instituto Nacional de Segurança no Trânsito; Diretor da ONG Bairro Vivo, Presidente do Comitê de Trânsito da Agência Brasil de Segurança – ABS,

Ivan Metran Whately- Vice-Presidente de Atividades Técnicas

No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e Atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; Diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile,

Luiz Fernando Portella – Diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional

Formado há 45 anos em engenharia mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial, com três pós em: Análise de Sistemas Computacionais (Datamec), Administração de Empresas (FGV) e Marketing Industrial e Estratégico (MAUÁ/STANFORD).

Atuou com o C-Level nas empresas: Exxon, Maquinas Piratininga, Alfa-Laval,  General Eletric e RATP/Tecnologia (França). Atualmente, é sócio na NBO Participações & Serviços .

Desde 1973 atuou em grandes obras de infraestrutura, passando por atividades industriais no desenvolvimento de equipamentos para todo seguimento da indústria de base e industrial. Atuou fortemente no desenvolvimento de negócios na área de infraestrutura e transportes, onde atua até hoje transferindo tecnologia em ITS (Intelligent Transportation Systems) & Meios de Pagamentos dedicados ao transporte e logística.

Sua atuação internacional teve inicio em 1979 na Suécia, onde residiu trabalhando e continua atuando até hoje na área de mobilidade na Europa, EUA e América Latina.

É membro da UITP (International Association of Public Transportation) onde coordena dois GT’s (MaaS & Tiketing). Atua com CCO da CNA (Calypso Networks Associacion) para América Latina, esta Conselheiro Consultivo do Instituto de Engenharia. Como associado ao IE há mais de 35 anos, participou da criação da DIV. de Marketing na Engenharia, promoveu junto ao IE o “Programa Nacional de Qualidade & Produtividade”, caderno de “Governança Metropolitana” e por ultimo criou o programa de “Mentoria a Serviço da Engenharia” que esta em andamento.

Como Mentor tem tido a oportunidade de mentorar vários jovens e seniores no Brasil e fora do Brasil e com isso, poder “usar” sua maturidade para transferir conhecimento e principalmente despertar em cada um o seu próprio potencial, além de  motivar seu próprio desenvolvimento e principalmente  defender a qualidade da Engenharia Brasileira. No programa de Mentoria do Instituto de Engenharia, onde coordena uma equipe de 6 Mentores formados na Escola de Mentores, já foram abordados mais de 870 pessoas e empresas que puderam ter contato com o programa de Mentoria.

 

Eng.ª Miriana Marques – Diretora Operacional

Engenheira Civil formada há 31 anos pela FEFAAP, e especialista em Avaliações e Perícias pela Universidade 9 de Julho. É responsável técnica da Marques & Marques Engenharia Avaliações e Perícias, tendo como foco principal a realização de Relatórios Técnicos de Vistoria de Vizinhança para grandes obras de infraestrutura no Estado de São Paulo – Metrô, Rodoanel, Contorno da Tamoios, Descida da Serra, entre outros . Na vida acadêmica foi professora de Maciços e Obras de Terra, Transportes e Mecânica dos Solos na FEFAAP, professora convidada nos cursos de pós-graduação de Avaliações e Perícias da FAAP e IBEC. Na área judicial atua como assistente técnico do Metrô, foi assistente técnica da DERSA e é perita na 6º Vara Cível do Fórum de Jundiaí. Na área pública foi supervisora ​​Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia, é diretora de programação junto à Vice Presidencia de Atividades Técnicas, membro do Conselho Deliberativo e Consultivo, membro da Câmara de Mediação e Arbitragem, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e secretária da Divisão Técnica de Novas Tecnologias. Agraciada com o Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados”, “Calçadas” e “As Maravilhas da Engenharia”. é diretora de programação junto à Vice-Presidência de Atividades Técnicas, membro do Conselho Deliberativo e Consultivo, membro da Câmara de Mediação e Arbitragem, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e secretária da Divisão Técnica de Novas Tecnologias. Agraciada com o Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados”, “Calçadas” e “As Maravilhas da Engenharia”. é diretora de programação junto à Vice-Presidência de Atividades Técnicas, membro do Conselho Deliberativo e Consultivo, membro da Câmara de Mediação e Arbitragem, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e secretária da Divisão Técnica de Novas Tecnologias. Agraciada com o Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados”, “Calçadas” e “As Maravilhas da Engenharia”.

Faça já sua inscrição para esta e as demais palestras:

Passado, Presente e Futuro da Amazônia
5G
A Importância da Navegação na Matriz de Transporte

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea / CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quinta-feira) 10:30 - 12:00

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento Desenvolvimento Urbano e Regional / Divisão Técnica Mobilidade e Logística Urbana / Divisão Técnica Urbanização

X
X
X
X
X