Curvas mal projetadas também causam acidente em rodovia, diz estudo

Acidentes em rodovias federais não são causados só pela má conservação das vias mas também por características originais das estradas, como falta de passarelas e curvas mal projetadas. 

A conclusão é de estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) concluído em julho, que analisou locais de acidentes e fez pesquisas de campo nas rodovias BR-116, em São Paulo, e BR-324, na Bahia. 

Apesar de não quantificar as causas dos acidentes, o estudo contrasta, por exemplo, com dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que apontam que apenas 1,82% dos 128 mil acidentes em estradas federais em 2007 foram causados por problemas nas vias. Uma das medidas sugeridas pelo Ipea é a análise da geometria das curvas, para eventuais correções. 

O estudo defende a adoção de soluções de baixo custo para evitar atropelamentos, como reforço na sinalização. Aponta que os acidentes com pedestres foram 3,6% do total de ocorrências em rodovias federais de julho de 2004 a julho de 2005, mas responderam por 19,1% das mortes. 

O Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) diz que as rodovias são adequadas, pois seguem normas técnicas de engenharia. O órgão levantará até dezembro os pontos críticos nas rodovias federais. O consórcio Autopista Régis Bittencourt, que gerencia a BR-116, disse que fará um estudo de todas as curvas da estrada

Autor: Folha de S.Paulo