abril, 2023

2023ter11abr19:0020:30Acessibilidade em condomínios segundo novo Decreto 945119:00 - 20:30 Evento on-line Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura / Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • .Aurea Lúcia Vendramini Georgi – Moderadora

    .Aurea Lúcia Vendramini Georgi – Moderadora

    Coordenadora da Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação

    Pós doutora em Eficiência Energética e Energia Renovável e doutora em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do departamento de Controle e Automação – Instituto de Engenharia SP, membro do Comitê Técnico Green Building Council Brasil – GBC e Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS, professora de pós graduação do IPOG - MBA Construções Sustentáveis e Edifícios Inteligentes, de pós graduação na Universidade Mackenzie e Universidade Belas Artes em São Paulo, experiência como palestrante em congressos internacionais, SESSION CHAIR e Conferencista em International Conference on Biodiversity and Sustainable Energy Development em Singapore e International Conference on Frontiers of Mechanical Engineering, Materials and Energy em Pequin.

    Coordenadora da Divisão Técnica de Inteligência Artificial, Controle e Automação

  • Renata Lilian de Oliveira – Palestrante

    Renata Lilian de Oliveira – Palestrante

    Arquiteta e Urbanista

    Formada em 1998 2 grau técnico em Desenho de Construção Civil na ETE Júlio de Mesquita Formada em 2005 em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Cecília. Desde 2005 fez vários cursos e workshops na área de acessibilidade, para se especializar. Antes de trabalhar na área de acessibilidade, trabalhou em diversas áreas da arquitetura empresas, construtoras, escritórios de arquitetura, loja de móveis planejados, escritórios de engenharia. Sobre o que levou Renata a seguir essa área ela diz: “A acessibilidade ou a falta dela faz parte da minha história,antes mesmo que eu soubesse o que era faculdade. Meu pai ficou com hemiplegia quando fez retirada de tumor no cérebro. Eu tinha 4 anos de idade. Anos 80 o preconceito era ainda maior... Não só meu pai, mas minha família sofreu as consequências. A falta de inclusão e acessibilidade não atingem só a pessoa com deficiência, mas toda a família, em diversos aspectos” Foi em seu trabalho de final de graduação que foi centro de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência, para todos os tipos de deficiência, entrevistando pessoas que eram atendidas e pessoas que trabalhavam em centros de habilitação e reabilitação percebeu que as histórias das famílias que tinham pessoa com deficiência se repetiam. Desde então se apaixonou pela ainda mais pela área de acessibilidade. Atualmente presta serviços de consultoria para arquitetos, engenheiros e designers. Realiza projetos, laudos e atestados de acessibilidade.

    Arquiteta e Urbanista

Detalhes do evento

Abordagem: 

Novo (porém, não tão novo), o decreto 9451 de 26 de julho de 2018 entrou em vigor em janeiro de 2020. Este decreto regulamenta o artigo 58 da lei federal 13.146, também conhecida como lei brasileira de inclusão, que fala sobre os preceitos de acessibilidade relativos ao projeto e a construção de edificação de uso privado multifamiliar.

Agora, além da acessibilidade das áreas externas e comuns exigidas anteriormente serão exigidas também, acessibilidade das áreas internas e privativas da unidade autônoma (apartamento) de edifícios comerciais e residenciais.

Muitos profissionais, arquitetos e engenheiros civis não tem o conhecimento deste decreto e ou sabem aplicá-lo da maneira correta.

A palestra discorrerá sobre as exigências do decreto 9451. Quais casos se enquadram e quais ficam dispensados do atendimento.

Público-alvo:

Arquitetos, engenheiros, estudantes de arquitetura e engenharia e interessados no assunto.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Arq. Urb. Taina Volcov – Coordenadora da Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual

Arq. Aurea Lúcia Vendramin Georgi – Vice Coordenadora da Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

 

Hora

(Terça-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura / Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual

X
X
X
X
X