Time do Instituto de Engenharia faz visita ao maior tatuzão da América Latina

Em visita organizado pelo IE, cerca de 15 profissionais, visitaram o Complexo Rapadura da Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo. O grupo conheceu de perto o Cora Coralina, maior tatuzão já utilizado na América Latina (Tunnel Boring Machine) e questões conceituais do projeto.

O grupo teve contato direto com a segunda maior obra de infraestrutura da América Latina, que ampliará a Linha 2- Verde até a Penha, com oito novas estações. A expansão de 8,3 quilômetros tornará a Linha 2 – Verde a mais extensa do sistema, com 23 quilômetros ao todo. De acordo com a engenheira Miriana Marques, vice-presidente de Administração e Finanças do Instituto de Engenharia, a visita faz parte da estratégia do IE de ser um aprendizado contínuo para os profissionais e estudantes de Engenharia. “Recentemente, estivemos nas grandes obras de Engenharia de São Paulo como Rodoanel, Nova Tamoios, além das obras do Metrô, apresentando detalhes técnicos que fazem a diferença na profissão do Engenheiro”, destacou.

O grupo participante da visita foi selecionado durante o Fórum Infraestrutura e Modal, que aconteceu durante a M&T Expo no Expo SP, no dia 25 de abril.

Sobre o Cora Coralina
Com 11,66 m de altura e 98 m de comprimento, o Cora Coralina é composto por diversos equipamentos, que vão desde reservatórios de insumos a um sistema de esteiras. A tuneladora possui ainda um refeitório climatizado, banheiros químicos e um bunker para que os operários se abriguem em caso de desabamento.

Andamento das obras
O equipamento partiu da Estação Vila Formosa e percorreu 432 metros até atingir o VSE Coxim que fica antes da estação Anália Franco. A média de escavação foi de 18,7 metros por dia. O equipamento já realizou a implantação de 183 anéis de concreto ao longo dos 23 dias de atividades e removeu quase 30 mil m³ de terra durante os serviços. O tatuzão foi fabricado na China e possui ao todo mais de 100 metros de comprimento, 500 toneladas onde 150 funcionários atuam em seu funcionamento em três turnos.

Confira mais alguns dados fornecidos pelo Metrô de São Paulo sobre a ampliação da  Linha 2- Verde:

– 1 nova estação da CPTM, além das oito estações de metrô

– 22 novos trens

– 170 mil metros m² de área construída

– 870 mil metros cúbicos de concreto

– Uma base de manutenção e estacionamento

– 4,7 milhões de metros cúbicos de escavação de solo

– Oito ventilações e saídas de emergência

– Mais de 7 mil empregos diretos

– 175 escadas rolantes e 53 elevadores

– 64 mil toneladas de aço

Texto: Instituto de Engenharia