SBT Interior – Faixa Azul zera mortes em São Paulo e será ampliada em 200 km

Foram 98 ocorrências, das quais 44 sem feridos. Nas demais 54 ocorrências apuradas foram 59 vítimas, sendo 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves

Completando 16 meses de implantação na 23 de Maio e 07 meses na Bandeirantes, a Faixa Azul zerou o número de mortes de motociclistas, reduziu em até 27% a lentidão nas vias e será expandida em mais 200 km até 2024.

Para saber sobre os novos caminhos do projeto, o Instituto de Engenharia receberá, em 15 de junho, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o Secretário de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa, o vereador Ricardo Teixeira e executivos da CET.

Implantada em 25 de janeiro de 2022 pela Prefeitura de São Paulo, autorizada e acompanhada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), a Faixa Azul reduziu a zero o número de mortes envolvendo motociclistas – em 16 meses de operação na Avenida 23 de Maio e em sete meses na Avenida dos Bandeirantes.

Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontam que acidentes ocorreram no período, mas sem mortes nos dois trechos. Foram 98 ocorrências, das quais 44 sem feridos. Nas demais 54 ocorrências apuradas foram 59 vítimas, sendo 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves.

Esses dados versus o sucesso da Faixa Azul ganham mais importância quando mais de 1,3 milhão de motocicletas circulam pela cidade de São Paulo, sendo registrada uma morte de motociclista por dia e, segundo a CET, o risco de sofrer acidentes é três vezes menor para quem usa a Faixa Azul na 23 de Maio e cinco vezes menor na Bandeirantes.

Outro reflexo gerado pela Faixa Azul é a redução média de lentidão em 15% nas vias adotadas (chegando ao pico de 27%), fator que leva em consideração um fluxo de até 12 mil veículos/hora na 23 de Maio, por exemplo.

Hoje, a Faixa Azul está implantada em 6 km da 23 de Maio, sentido Santana-Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, e, em 8,5 km, em ambos os sentidos, da Avenida dos Bandeirantes, totalizando 17 km entre a Marginal Pinheiros e o Complexo Maria Maluf, mas os planos são de expandir o projeto em mais 200 km até 2024.

Entre os estudos de ampliação estão: Avenida Ipiranga, Avenida Senador Queirós, Avenida dos Estados, Avenida Rangel Pestana, Viaduto Dona Paulina, Rua Maria Paula, Viaduto Jacareí, Viaduto 9 de Julho, Avenida São Luís, Avenida 23 de Maio, Avenida Rebouças, Rua da Consolação, Radial Leste, Avenida Washington Luís, Avenida Rubem Berta, Avenida Teotônio Vilela, Avenida Guarapiranga, Avenida Aricanduva, Avenida Eliseu de Almeida, Avenida Francisco Matarazzo, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Edgar Facó e Avenida Inajar de Souza.

Também se estuda a implantação da Faixa Segregada nas marginais do Tietê e Pinheiros.

Para falar da experiência com a Faixa Azul em São Paulo estarão presentes, em 15 de junho de 2023, das 19h às 21h, na sede do Instituto de Engenharia, o prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, o Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa, e o ex-secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito e vereador (DEM), Ricardo Teixeira.

Serviço:

Faixa Azul e Faixa Azul Segregada – Balanço da experiência em vias do Município de São Paulo

Evento Híbrido – Presencial e Online, com transmissão via YouTube

Quando: 15 de Junho de 2023

Horário: das 19hs às 21hs

Onde:

Instituto de Engenharia

Endereço: Avenida Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – SP

Fonte: SBT Interior