Em março: Instituto de Engenharia dá início a grupo de leitura

O livro “Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia” do autor Ricardo Abramovay traz conceitos fundamentais para a engenharia do futuro

O Instituto de Engenharia está sempre acompanhando as novas demandas da sociedade pois, para construir o futuro é preciso planejar no presente. O livro do Ricardo Abramovay aborda diversos conceitos contemporâneos como soluções baseadas na natureza (SBN), bioeconomia, urbanismo multifuncional que deverão revolucionar a forma como a engenharia desenvolve soluções.

O livro inicia em seu primeiro capítulo revisando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), em que o Brasil é um dos signatários. A megatendência mundial das ODSs tem impacto direto não apenas no desenvolvimento como no mercado brasileiro e nas relações exteriores. Mais do que as justificativas ambientais para as mudanças nas estruturas, o livro já inicia mostrando a amplitude da pauta.

Com 5 capítulos, o livro atravessa várias questões fundamentais. Como no capítulo 3, intitulado “O Fim da Era de Concreto”, em que o autor levanta várias contradições das infraestruturas e argumenta:

A ideia central consiste em trabalhar com os ecossistemas, mais do que se apoiar em soluções convencionais de engenharia, como erguer muros para evitar os impactos da subida do nível do mar…” – Ricardo Abramovay 

O último encontro do Grupo de Leitura será uma oportunidade imperdível para os participantes conversarem diretamente com o autor. Este grupo é a escolha ideal para aqueles que desejam estar sempre atualizados e preparados para as soluções do futuro. Quem se inscrever até o dia 1º de março terá a chance de ganhar um livro físico, com 9 exemplares sendo sorteados no dia 2 de março e inscrições gratuitas.

As reuniões não exigem que o livro tenha sido previamente lido, tendo uma dinâmica baseada na leitura guiada dos capítulos seguida por uma conversa aberta a todos os participantes. Confira a agenda completa dos encontros e os capítulos que serão discutidos em cada sessão.

8.MAR | 18H

Capítulo #1 ODS e infraestrutura para reduzir o abismo e o capítulo #2 Para além de megaprojetos

15.MAR | 18H

 Capítulo #3 O fim da era de concreto e o capítulo #4 Quatro pistas para repensar a infraestrutura

22.MAR | 18H

 Capítulo #4.3 A Infraestrutura do uso sustentável da sociobiodiversidade florestal e capítulo #5 Cidades

29.MAR | 18H

 Conclusão em conversa com o autor Ricardo Abramovay

O Grupo de Leitura é uma realização do GT Bioeconomia Nacional do Instituto de Engenharia. Para saber mais e fazer parte do Grupo de Leitura acesse o link:

https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/grupo-de-leitura-infraestrutura-para-o-desenvolvimento-sustentavel-da-amazonia-de-ricardo-abramovay/

Por Elisa Stefan