Projeto começa a desenvolver robôs evolutivos – Máquinas poderão se aperfeiçoar sozinhas – e gerar descendentes

Imagem: Site University of York

Evolução do Robô Autônomo: Do ​​Berço ao Túmulo

Sobre

Imagine um ambiente onde os sistemas autônomos (robôs) não são projetados por humanos (ou mesmo projetados), mas são criados por meio de uma série de etapas que seguem processos evolutivos. Esses robôs “nascerão” através do uso da fabricação 3D, com novos materiais e uma arquitetura evolutiva de hardware-software hibridizada. Robôs “crianças” aprenderão em um ambiente seguro e controlado, onde o sucesso será recompensado. Os indivíduos mais bem-sucedidos disponibilizarão seu código genético para reprodução e para o aprimoramento das gerações futuras. Tal processo acabará por levar a uma mudança na forma como as coisas são projetadas e fabricadas. Este projeto é um primeiro passo para essa visão e lançará as bases e criará os instrumentos para ajudar a progredir nessa visão para o futuro.

Este projeto foca-se numa tecnologia robótica disruptiva onde os robôs são criados, reproduzidos e evoluem em tempo real e no espaço real. A visão de longo prazo é uma tecnologia que permite a evolução de ecossistemas robóticos autônomos inteiros que vivem e trabalham por longos períodos em ambientes desafiadores e dinâmicos sem a necessidade de supervisão humana direta. Isso significa que são necessários sistemas autônomos radicalmente novos, onde os robôs são concebidos e nascidos, em vez de projetados e fabricados. Esses robôs mudarão fundamentalmente o conceito de máquinas, apresentando uma nova geração que pode mudar sua forma e comportamento, não por engano, mas de propósito. O avanço visado deste projeto é a construção de uma instalação que permite a reprodução de robôs e a evolução em tempo real de uma colônia de robôs que pode executar tarefas definidas pelo usuário.

Impacto

O impacto mais significativo deste trabalho está nos campos de pesquisa em Robótica, Computação Evolutiva e Vida Artificial. O projeto terá impacto na pesquisa e desenvolvimento em robótica evolutiva. Ele fornecerá a “estratégia de design” para uma nova geração de sistemas autônomos. O projeto contribuirá para avanços na computação evolutiva para aplicações do mundo real por meio da arquitetura evolutiva de hardware-software hibridizada que será desenvolvida. O projeto fornecerá excelentes modelos robóticos reais e simulados e caminhos de implementação, que facilitarão estratégias de sistemas autônomos para uma variedade de tecnologias e aplicações emergentes. A troca de pessoal de investigação durante o projeto terá impacto no seu desenvolvimento profissional.

Lista de publicações

Uma lista completa das publicações deste projeto pode ser encontrada neste link .

Publicações relacionadas

Timmis, J., Andrews, P. e Hart, E. Em sistemas imunológicos artificiais e inteligência de enxame, Swarm Intelligence, 4(4), 247-273, 2010.

Murray, L., Timmis, J. e Tyrrell, AM ‘Modular Self-assembling and Self-reconfiguring e-pucks, Swarm Intelligence, 7(2-3), pp 83-113, setembro de 2013.

Winfield, A. e Timmis, J. Evolvable Robot Hardware, em Evolvable Hardware: From Practice to Application, Nat Comp Series, Springer, 331-348, 2015.

Jelisavcic, MJ , De Carlo, M., Hupkes, E. , Eustratiadis, P. , Orlowski, J. , Haasdijk, E., Auerbach, J. , and Eiben, AE Real-World Evolution of Robot Morphologies: A Proof of Conceito, Vida artificial, 23(2), pp 206-235, 2017.

Fonte: University of York