O que aconteceria se a Terra girasse na direção oposta?

Através de uma simulação de computador realizada no Instituto Max Planck de Meteorologia em Hamburgo foram analisados ​​o que aconteceria se a direção da Terra fosse invertida.

Se isso acontecesse, os padrões de ventos e circulação dos oceanos mudariam.

Essas mudanças também trariam variações nas temperaturas e nos regimes de chuvas.

Um dos exemplos que os cientistas descobriram foi que a curva de temperatura em declínio da Europa para a Sibéria Oriental seria revertida.

Saara verde e oceanos alterados

O deserto do Saara seria preenchido com vegetação, enquanto grandes áreas do continente americano seriam transformadas em desertos, como resultado.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT, por sua sigla em Inglês), na confluência dos ventos de ambos os hemisférios, se deslocaria para o sul e a dupla ZCIT do Pacífico se tornaria um, produto de assimetrias na estrutura da circulação tropical .

Uma das mudanças mais proeminentes é o colapso da direção da circulação das correntes do oceano Atlântico e a inversão das correntes do Pacífico.

Mudanças químicas fariam com que o afloramento da água enriquecida com fosfato e nitrato empobrecido favoreceria a prevalência de cianobactérias de plâncton no Norte do Oceano Índico.

Estas conclusões são um estudo recentemente apresentado na Assembleia Geral da Associação Europeia de Geociências por um grupo de pesquisadores do Instituto Max Plank de Meteorologia em Hamburgo e do Departamento de Meteorologia da Universidade de Reading, no Reino Unido, entre outras instituições.

Outros pesquisadores que estudam o assunto chegaram a conclusões semelhantes sobre as mudanças.

Neste modelo simulado, onde a mudança de sentido de rotação poderia ocorrer por um evento cósmico, o impacto de um meteorito por exemplo, a possibilidade de que seguir a vida como a conhecemos é contemplado.

Desaceleração

A rotação da Terra já está diminuindo, mas a uma velocidade ainda imperceptível ao ser humano.

Um estudo realizado por Rebecca Bendick, da Universidade de Montana, e Roger Billan, da Universidade do Colorado, estabelece uma relação entre a velocidade de rotação e o número de terremotos.

Os cientistas estudaram terremotos de magnitude maior que 7 desde 1900.

Eles descobriram que a cada 32 anos, há um aumento no número de terremotos.

Ao comparar as tendências, eles viram que a cada 25-30 anos a rotação da Terra inicia um processo de desaceleração e isso acontece antes que o aumento do número de terremotos seja registrado.

O ciclo de desaceleração se estende por cinco anos e é durante o último ano, quando ocorre o maior número de terremotos.

É, parece que teríamos grandes mudanças caso o sentido da terra fosse invertido.

Fonte Engenharia É