Livro- Introdução à Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares

Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares é matéria essencial para se assegurar que o material nuclear está adequadamente contabilizado e sendo utilizado de modo seguro para a finalidade autorizada. Ela é de interesse em diversas áreas, tais como segurança nuclear, operação de instalações nucleares, segurança física e salvaguardas nucleares.

Ao nível internacional, ela é fundamental para detectar desvios de material nuclear para a fabricação de artefatos nucleares. Nota-se que há uma tendência mundial de dar maior ênfase ás salvaguardas nucleares, devido, principalmente, à repercussão internacional que as ações nessa área provocam. Deve-se enfatizar, no entanto, que o foco principal deveria ser sempre o sistema nacional de contabilidade e controle de material nuclear, cuja abrangência é muito maior do que a das salvaguardas nucleares.

Este livro consolida em uma única publicação os principais elementos de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, oferecendo uma compreensão global do assunto. Ele é dirigido a responsáveis por instalações nucleares, gerentes de órgãos reguladores e fiscalizadores, inspetores de salvaguardas, especialistas em relações internacionais, estudantes e interessados nas áreas de não proliferação, salvaguardas e segurança física.

O livro descreve os principais elementos de um sistema de contabilidade e controle nuclear, incluindo os principais requisitos e procedimentos ao nível de estado e de instalação nuclear. Ele apresenta também os critérios básicos das salvaguardas nucleares, incluindo os procedimentos para a realização, verificação e avaliação de um balanço de material nuclear em instalações nucleares.

O livro também descreve os principais cenários hipotéticos de desvio de material nuclear e de uso indevido de instalações nucleares. Finalmente, o livro apresenta os enfoques de salvaguardas para diversos exemplos práticos. Questões e exercícios são oferecidos ao final de cada capítulo. Há também diversas tabelas e gráficos para ajudar na compreensão do assunto.

Autor: Martha Amorim