NA MÍDIA – Especialistas começam a discutir projeto de ferrovia para grãos

Especialistas em logística apresentaram hoje ao setor do agronegócio e de infraestrutura a proposta inicial do projeto Ferrovias, eixo de 3.765 quilômetros que pretende ligar Estrela D'Oeste, em São Paulo, a Açailândia, no Pará. A Ferrovia Norte-Sul, como é conhecida, já existe, mas para que seja usada no escoamento da safra brasileira de grãos precisa ser otimizada, ter agregados novos eixos e organizado o tráfego. O evento realizado hoje em São Paulo pelo Instituto de Engenharia (IE) foi o primeiro de quatro encontros previstos até novembro, nos quais especialistas aprimorarão a proposta para depois apresentá-la a parlamentares e ao governo. “Nós queremos ter o projeto técnico sem influência política”, disse à coluna o diretor do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia. “Tem Estado que pretende que a produção saia pelo porto local, mas para a economia nacional seria melhor que o escoamento fosse por outro porto”, cita sobre os vários pontos a respeito dos quais precisará haver consenso.

Dos 3.765 quilômetros previstos, apenas o trecho que liga Ouro Verde (GO) a Estrela d'Oeste (SP), de 684 quilômetros, não está concluído, segundo o coordenador técnico do projeto, Jorge Hori. Os demais já estão em operação. O que sai de Palmas (TO) e vai até Anápolis (GO), de 736 quilômetros, porém, é subutilizado, segundo Hori. O IE propõe também ramais ferroviários ligando os municípios Eliseu Martins (PR) a Estreito (MA), São Desidério (BA) a Figueirópolis (TO) e Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO). Pelos cálculos do IE, os investimentos prioritários na Ferrovia norte-sul totalizam R$ 17,5 bilhões. “Nós precisamos também uniformizar tecnologias, discutir o direito de passagem entre os diversos concessionários dos trechos”, explicou Lafraia.

Participam da elaboração da proposta vários especialistas em logística, como o ex-secretário estadual dos Transportes de São Paulo e ex-presidente do Metrô, Plínio Assmannk; o secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias, Jean Pejo; o diretor presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), José Medaglia; o consultor de infraestrutura e logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antonio Fayet, entre outros.

Autor: COLUNA DO BROADCAST AGRO