Engenharia da USP terá nova edição de projeto voltado à solução dos problemas das cidades brasileiras

O Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE), que tem como objetivo encontrar soluções para os problemas das cidades brasileiras, terá uma nova edição neste ano. Com o tema Cidade do Futuro, estudantes de engenharia brasileiros e estrangeiros poderão se inscrever e o melhor projeto receberá até R$ 20 mil para ser desenvolvido.

Para o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, apesar de as cidades representarem oportunidades de melhorias sociais e econômicas para seus habitantes, a vida urbana traz uma série de desafios. “Há questões a serem enfrentadas diariamente, como desemprego, mobilidade, sustentabilidade, condições de moradia, violência, entre outros”, afirma Zago.

“O EILE é um projeto inovador, pois explora o multiculturalismo, a multidisciplinaridade, a integração do meio acadêmico com os setores público e privado e o espírito empreendedor dos alunos”, ressalta o ex-presidente do Grêmio Politécnico e idealizador do projeto, Eduardo Raya. Segundo Raya, a ideia é atuar diretamente nas cidades brasileiras, levando o conhecimento e a produção científica da Universidade para o poder público e para a sociedade, e para isso foram firmadas parcerias com diversas prefeituras, como a de São Paulo, Ribeirão Preto, Santos e Piracicaba.

As atividades do EILE serão realizadas no período de 4 a 10 de setembro no campus da USP, em Santos. Depois, os grupos de alunos terão dois meses para estruturarem as propostas e seis meses para que o melhor projeto seja desenvolvido. As inscrições começam no dia 30 de maio e mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Sobre o EILE – Criado pelo grêmio da Escola Politécnica da USP baseado no International Summer University for Intercultural Leadership, organizado pela UNESCO (Projet Alladin) em parceria com a Comissão Europeia (Erasmus+). A primeira edição teve a participação de 44 alunos de seis países e nove universidades.

Autor: Assessoria de imprensa