Empresa adota uso de lâmpadas de garrafa pet para diminuir consumo de energia elétrica em canteiros de obras

Buscando alternativas para redução do consumo de recursos naturais em suas obras, a MRV Engenharia está adotando lâmpadas ecológicas feitas a partir de garrafas PET para iluminação de diversas áreas dos canteiros. Produzidas a partir de produtos reaproveitados, em São Paulo as garrafas já economizaram mais de R$ 8.000,00 em energia desde o início de seu emprego nos oito canteiros que adotaram a ideia, no início de 2015.

Com exceção da água sanitária, todos os materiais utilizados são reaproveitados. Com isso, a MRV gasta cerca de R$ 3,00 na compra de 1 litro de água sanitária e produz centenas de lâmpadas PET, que chegam a economizar em 30% a energia elétrica nos locais em que são empregadas e equivalem a uma lâmpada incandescente de 40watts a 60watts, dependendo da intensidade da luz solar.

Para a fabricação das lâmpadas ecológicas, são utilizadas apenas uma garrafa PET transparente, água incolor e água sanitária. A produção é simples: basta encher a garrafa de água incolor e acrescentar a medida de uma tampa da garrafa de água sanitária, para impedir que o líquido fique turvo com o tempo. Após o procedimento, a garrafa deve ser encaixada e vedada com silicone em um buraco na telha, ficando apenas 1/3 para fora. A parte que ficará do lado de fora funciona como uma espécie de lente, responsável por captar a luz solar e iluminar o interior do ambiente.

Além da economia financeira, a empresa também fica satisfeita em contribuir com o meio ambiente. A reutilização das garrafas PET evita o descarte incorreto de lâmpadas incandescentes e a contaminação do ecossistema com os metais pesados que nelas estão presentes. O método também é benéfico quando observamos as condições atmosféricas: uma lâmpada de 60watts ligada por 14 horas do dia chega a dispensar 200kg de CO2 por ano, enquanto a lâmpada ecológica fica totalmente fora da emissão de gases, sendo uma forma sustentável e limpa.

Para o engenheiro ambiental da regional de São Paulo, João Paulo Ferreira dos Santos, é gratificante adotar medidas como essa e ver resultados positivos. “A MRV é uma empresa responsável e vem desenvolvendo uma série de atividades que visam à preservação ambiental, principalmente nas cidades em que atua. As lâmpadas de garrafa PET estão sendo utilizadas também em outros estados e estamos trabalhando para sermos cada vez mais sustentáveis”, afirmou.

Autor: Assessoria de Imprensa