A ética e a nova postura dos Engenheiros

À luz dos fatos atuais em nosso país, gostaria de tecer alguns comentários no sentido de defender o caráter e a ética que sempre nortearam a nossa profissão de engenheiros desde os bancos de escola. 

Menciono alguns ensinamentos de Ghandi que, como líder consagrado, formulou os seguintes princípios de vida e postura. São realmente frases contundentes e que qualquer indivíduo deve procurar evitar durante a sua vida adulta, quais sejam: 

Política sem princípios;
Prazer sem compromisso;
Riqueza sem trabalho;
Sabedoria sem caráter:
Negócios sem moral;
Ciência sem humanidade;
Oração sem caridade. 

Tenho mais de quatro décadas de formação e trabalhei nas maiores empresas de engenharia em minha vida profissional. Sempre encontrei colegas cujo único objetivo maior era encontrar as melhores soluções técnicas, almejar o menor prazo possível com a finalidade de minimizar custos e, assim, viabilizar o projeto e, finalmente, um empreendimento. Colegas que visavam, como meta, a satisfação do cliente, do usuário final e, em ultima análise, a melhoria das condições de vida em nosso país. 

Nós engenheiros fomos responsáveis pelas maiores e melhores obras deste país: Usinas Hidroelétricas, Parque Industrial Automobilístico, Metrô, Ferrovias e Transporte sobre pneus, Recursos Hídricos e Saneamento, Parque Industrial Siderúrgico e Metalúrgico, Químico e Petroquímico, Papel e Celulose, Agroindústria, Alimentícia e Ambiental e mais recentemente de todo o setor que emprega Sistemas Inteligentes e Automação e tantas outras que seria impossível mencionar nesta crônica. 

Eu acredito que os acontecimentos atuais são passageiros e, com certeza, a necessidade do bom engenheiro e da boa engenharia terá sempre uma forte demanda, pois nosso país tem um potencial imenso na infraestrutura em todas as áreas. Somente com engenheiros, de forte formação técnica e ética, apreendidas nas escolas e durante a vida profissional, permitirá que a nossa classe erga novamente a cabeça e venha a contribuir, em todos os setores, para que uma nova ordem e um novo patamar de gestão dos negócios, que requererá mais integridade, ética e honestidade, de forma a tornar este país bem melhor para as futuras gerações.